Não há nada como a liberdade conseguida com a obtenção da carta de condução – a oportunidade de finalmente ir mais facilmente para onde quiser. Mas para muitos condutores, a condução pode também ser uma fonte de stress, devido à ansiedade de ter outros carros por perto e observar os outros a conduzir de forma perigosa.
Um estudo realizado pela plataforma de aluguer de automóveis Discover Cars em nove cidades europeias, mediu o ritmo cardíaco de condutores durante uma viagem de 30 minutos em cada cidade Os dados foram mostrados a um perito em saúde que forneceu uma visão sobre os ritmos cardíacos típicos.
Lisboa foi considerada a segunda cidade europeia mais stressante para conduzir, Oslo foi a primeira. As cidades que completam o top 5 são também Milão, Londres e Budapeste.
Para classificar as cidades, foi atribuído um núcleo às localidades com base na média das frequências cardíacas mais elevadas e mais baixas registadas durante a condução e o repouso, bem como nos BPM subsequentes do condutor. Os números resultantes foram utilizados para criar a classificação. Este número é a sua “Classificação de Stress”.
Em primeiro lugar ficou Oslo, na Noruega, que registou o maior índice de stress total de 37,5. Neste país, a frequência cardíaca em repouso mais elevada do condutor foi de 99 bpm. Seguiu-se Milão, em Itália, em terceiro lugar. A cidade registou uma descida significativa de 6 pontos, com uma classificação média de stress de 30. A frequência cardíaca mais elevada do condutor em Milão foi de 99 bpm durante a condução.
Lisboa está em segundo lugar com uma taxa de stress de 36. A frequência cardíaca do condutor atingiu 134 bpm no seu ponto mais elevado – mas a sua frequência cardíaca era geralmente um pouco mais elevada do que a de alguns dos outros condutores, com um mínimo de 80 bpm em repouso. 134 bpm está dentro do intervalo geralmente considerado normal, mas o Dr. Saheed sugeriu que as pessoas que apresentam uma frequência cardíaca deste nível durante as atividades diárias devem estar atentas a quaisquer sintomas.
A frequência cardíaca em repouso deste condutor atingiu 122 bpm no ponto máximo, o que, de acordo com o médico, está acima do intervalo tipicamente esperado – pode ser indicativo de stress ou ansiedade.
Lisboa tem muitas ruas estreitas, especialmente no centro histórico da cidade, o que pode tornar a condução stressante. Os habitantes locais também dizem que as estradas podem ser sinuosas.
Como resultado deste estudo em Lisboa, foram obtidos os seguintes dados sobre os participantes:
- Batimento cardíaco mais baixo em repouso: 80 bpm
- Batimento cardíaco mais elevado em repouso: 122 bpm
- Batimento cardíaco mais baixo em condução: 104 bpm
- Batimento cardíaco mais elevado durante a condução: 134 bpm
- Classificação do stress (diferença:) 36
As restantes cidades registadas e classificadas foram:
4. Londres, Reino Unido
5. Budapeste, Hungria
6. Munique, Alemanha
7. Praga, República Checa
8. Barcelona, Espanha
9. Cracóvia, Polónia