Lisbon Mobi Summit: Novo ‘player’ no carsharing em Portugal – entra a Europcar

14/09/2018

Uma das notícias de ponta da conferência sobre mobilidade partilhada da Lisbon Mobi Summit, que decorre este fim de semana na zona de Belém, foi a de que haverá um novo integrante nesse mercado já a partir de 2019, com a Europcar a trazer para Portugal novos serviços de partilha.

Paulo Moura, diretor geral da companhia em Portugal, revelou que a entrada da Europcar nesse segmento em Portugal será feita com duas facetas: com a Ubeeqo para a área do carsharing e a Scooty para a das scooters partilhadas. Estas duas marcas são resultado de uma política de expansão e de aquisições que foi estabelecida há cerca de quatro anos.

“Em 2014, criámos um centro de R&D [Pesquisa e Desenvolvimento] para investigar a mobilidade e analisar start-ups onde o grupo deveria investir. Em 2015, adquirimos muitas start-ups no carsharing, havendo duas que importa salientar: a Ubeeqo e a Scooty. Queremos expandir este negócio para outras cidades, sobretudo na Europa do Sul. No início de 2019 chegará a Scooty.

A Ubeeqo, inicialmente pensada para o desenvolvimento de produtos de carsharing e B2C, vai chegar a Lisboa em janeiro de 2019, com o carsharing. as também desenvolveu uma plataforma que na nossa perspetiva é o futuro da mobilidade e aquilo que possibilitará às pessoas que percam a ideia de carro próprio”, explicou.

Destaca, ainda, a importância da tecnologia, que “nos dá imensa margem para avançar”, sobretudo através de uma aplicação que reúne todos os meios de transporte e que pode ser fundamental. Nota, contudo, que o sucesso da operação de carsharing depende muito da situação geográfica, dando um exemplo de Dublin como uma cidade onde é mais vantajosa em termos de rentabilidade para a companhia, algo em oposição com a operação de Madrid, onde a presença de muitos players obriga a uma maior partilha de uma base de clientes.