Publicidade Continue a leitura a seguir

Lista negra: Estes são os piores carros de 2021 segundo Jeremy Clarkson

Publicidade Continue a leitura a seguir

No estilo cáustico a que nos habituou ao longo de toda a sua carreira como jornalista de automóveis e apresentador de televisão, primeiro em ‘Top Gear’ e agora no ‘The Grand Tour’, Jeremy Clarkson entra o ano em estilo, elegendo os piores automóveis que conduziu em 2021.

A lista negra do veterano jornalista britânico foi divulgada há poucos dias na sua coluna no jornal The Sunday Times e gerou polémica, com acontece em praticamente todos os anos que Clarkson decide partilhar o seu ranking pessoal.

E os piores de 2021 são…

Na lista dos automóveis que Jeremy Clarkson elegeu como os piores do ano passado, estão modelos tão diferentes como o Genesis GV80, o Jeep Renegade Trailhawk 4xe, o Cupra Formentor, o Mercedes Clase S e Land Rover Defender. Em cada um deles, motivos para desconfiar da seleção, mas o apresentador não perdeu a oportunidade de justificar as suas escolhas.

No Genesis GV80, Clarkson não gostou da suspensão preditiva, nem do funcionamento do assistente de faixa, que diz não funcionar em estradas apertadas. Durante os testes que realizou ao volante do modelo sul-coreano desconectou todos os sistemas eletrónicos e de ajudas à condução, que voltaram a ativar-se assim que arrancou com o carro…

“Mesmo conduzindo em modo Confort, o carro mostra-se pesado e bamboleante até em bom piso. Não é o carro mais incómodo que conduzi, porque já estive num Nissan GT-R, mas está perto”. E acrescentou: “Eu levaria alguns sacos de enjoo no porta-luvas, pois com passageiros a bordo eles serão necessários”.

A crítica ao Jeep Renegade Trailhawk 4xe foi ainda mais dura. Segundo Clarkson, não existe uma relação entre o nome do modelo e as suas capacidades fora de estrada. Para o jornalista britânico, o SUV da Jeep também “muito caro”.

“Não é um veículo refinado e tem dificuldades para enfrentar a neve (…) A direção é macia, o motor é áspero, a transmissão não funciona bem, há muito barulho externo e o interior parece um aparelho de som Sanyo dos anos 70.”, pode ler-se no seu texto.

Mas não é tudo: Jeremy Clarkson também aponta defeitos ao novo topo de gama da Mercedes-Benz, classificando como “abundante e excessivo” o seu equipamento tecnológico. Para o britânico há demasiados ecrãs, demasiados menus e submenus e as funções de comandos por voz não são do seu agrado. “Depois de algum tempo, comecei a odiar o carro”, chegou a afirmar…

Com o Land Rover Defender, o problema é o preço – demasiado alto. Mas Clarkson também colocou em causa as credenciais familiares do modelo. Explicou que a porta traseira com abertura lateral é pouco prática em espaços reduzidos e os plásticos da parte posterior mostram uma certa fragilidade. “Creio que se tivesse um, iria desfazer-me rapidamente dele para voltar ao meu velho Range Rover”, garantiu.

O Cupra Formentor cumpre os requisitos em matéria de imagem e de prestações, mas não na apresentação do interior. O apresentador britânico diz que o ecrã do sistema de multimédia parece “de plástico” e com o aspeto de equipamento “barato”.