Lotus Evija, o hipercarro elétrico que devora ar

13/05/2020

A aerodinâmica é um fator fundamental no desenvolvimento de qualquer automóvel desportivo, pois o bom aproveitamento da mesma resulta permite potenciar o desempenho e as performances e ainda otimizar os consumos.

 

A Lotus chega ao segmento dos hiperdesportivos elétricos na frente de toda a concorrência. O recém-apresentado Evija é o modelo de produção em série mais potente do mundo, oferecendo cerca de 2000 cv, extraídos de um sistema motriz elétrico, composto por quatro motores. O construtor britânico afirma que “este sistema altamente eficiente é o mais leve e de maior densidade energética alguma vez montado num carro”, mas as credenciais dinâmicas excecionais também encontram explicação no conjunto de baixo peso graças à utilização de fibra de carbono na construção do monocoque, a permitir contidos 1600 kg. E, claro, no cuidado aerodinâmico, notando-se grande preocupação em melhorar a passagem do ar pela carroçaria, motivando mesmo a abertura de canais volumosos junto às rodas traseiras para o escoamento do ar e ao mesmo tempo, produção de carga aerodinâmica, tarefa a que se junta na traseira o grande difusor.

Doses massivas de ar fresco

O rendimento aerodinâmico dos engenheiros do Evija merece ser olhado à lupa e Richard Hill, responsável máximo daquele departamento na Lotus, permitiu a realização da radiografia ao espetacular funcionamento dos apêndices aerodinâmicos na carroçaria. Através deste novo vídeo é possível perceber como é canalizado o ar nas zonas fundamentais do carro, destacando-se as grandes entradas de ar na dianteira e o fundo plano que permitir conduzir doses massivas de ar em direção à traseira do carro.

 

 

“A maioria dos automóveis tem de criar um enorme buraco no ar para poder aproveitar toda a sua força, mas o Evija é único pela sua porosidade”, explica Hill. “O carro engole literalmente o ar. A frente atúa como uma boca; ingere o ar, absorve cada quilograma do seu valor, neste caso, a força aerodinâmica, e logo o exala através dessa elaborada secção traseira”.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.