A Lunaz Design, empresa especializada na conversão de automóveis de combustão para elétricos, anunciou mais um projeto, desta feita com a criação de um Aston Martin DB6 totalmente elétrico. O preço está longe de ser para todos, no entanto, com um custo a rondar um milhão de dólares, a que acrescem impostos.

Em 2018, a Lunaz Design apresentou o seu plano para eletrificar automóveis clássicos, num processo que vai mais além, uma vez que inclui também o restauro e recuperação dos modelos. Agora, o seu mais recente projeto tem como resultado a criação de uma série limitada de Aston Martin DB6, os quais foram retrabalhados e modernizados em praticamente todos os aspetos. Nos planos da companhia estão ainda processos de conversão, também em números bastante limitados, para os Aston Martin DB4 e DB5.

“A introdução dos Aston Martin DB6 elétricos tem sido motivada pela procura sustentada por parte dos nossos clientes. Também reflete os desejos de um tipo completamente novo de compradores de carros clássicos. Estes homens e mulheres vieram ter com a Lunaz porque, pela primeira vez, foram presenteados com um motor e conveniências modernas, envoltos num design que evoca uma era em que a pureza estética era o único requisito”, refere David Lorenz, fundador e CEO do Lunaz Group.

No processo de restauro, diversos componentes serão modernizados, como os travões, suspensão e direção, enquanto o conforto e funcionalidade interior será elevado aos padrões atuais com a inclusão de ar condicionado e sistemas de infoentretenimento de última geração, com navegação e conectividade Wi-Fi. Este trabalho de restauro envolve mais de 100 engenheiros, técnicos, especialistas e artesãos que trabalham nas instalações da Lunaz, em Silverstone, com experiência em diversas marcas de renome, como a Aston Martin, Bentley, Ferrari, Jaguar, Land Rover, Mclaren e Rolls-Royce.

a carregar vídeo

O veículo passa por diferentes etapas no seu restauro, desde a primeira inspeção com respetiva pesagem para verificar a distribuição de pesos original, que depois permite avaliar o acerto do chassis, a motorização e a suspensão. O motor de combustão interna é retirado e guardado em nome do cliente, antes de o chassis ser preparado para a eletrificação. Depois, é feito um scan tridimensional do automóvel, que permite aos engenheiros criar modelos CAD informáticos para garantir a perfeição no acerto geral.

No compartimento do motor estará um sistema elétrico desenvolvido pela própria Lunaz. Todos os automóveis da Lunaz podem ter bateria com capacidade entre os 80 e os 120 kWh, com a possibilidade de carregamento rápido em corrente contínua. A autonomia rondará os 410 quilómetros.

Os Aston Martin DB6 elétricos vão ser oferecidos em versões de volante à esquerda e à direita, com preços a rondar o milhão de dólares, mais impostos locais. As primeiras entregas estão previstas para o primeiro trimestre de 2023.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.