A idade média da frota de automóveis ligeiros na Europa é de 12 anos, mas em Portugal os carros são mantidos por mais tempo.

De acordo com os dados mais recentes fornecidos pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), e que dizem respeito a 2021, a frota de automóveis ligeiros de passageiros no Velho Continente aumentou 1,2% comparativamente a 2020, para cerca de 250 milhões de veículos em circulação.

Segundo o relatório da associação que representa os 16 maiores construtores na Europa, com exceção da Eslovénia (-4.1%), todos os países aumentaram o parque circulante, com o maior crescimento a registar-se na Eslováquia (+8.2%).

Idade acima da média

Ainda de acordo com o estudo da ACEA, a idade média dos automóveis na Europa é de 12 anos. Grécia e Estónia têm o parque mais envelhecido: 17 anos.
Os carros mais novos encontram-se no Luxemburgo, onde a média dos veículos a circular é de apenas 7,6 anos.

Portugal está na parte de cima da tabela, junto com os países que ultrapassam a média europeia. A idade média do parque automóvel de veículos de passageiros no nosso país é atualmente de 13,5 anos, sendo que dos 5,4 milhões de carros que estão a circular nas estradas nacionais, 3,4 milhões têm mais de 10 anos.