Magni-Guzzi Australia, a rara moto italiana com motor Moto Guzzi

20/05/2023

A Magni é uma pequena fabricante de motociclos italiana, que produz os seus modelos em muito poucas unidades, sendo por isso pouco conhecida no mundo das duas rodas. Além da produção das suas próprias motos, também produz réplicas de motos clássicas, além de peças aftermarket para as marcas Moto Guzzi e MV Agusta e várias peças para restauro de motos clássicas.

A empresa foi fundada em 1977 pelo engenheiro Arturo Magni, que trabalhou nas equipas da Gilera e da MV Agusta. No final de 1976 a MV Agusta decidiu retirar-se da competição, motivo pelo qual Arturo decidiu fundar a sua empresa, juntamente com os seus dois filhos, Carlo e Giovanni Magni.

Em 1991, o importador australiano das motos Magni pediu ao fabricante uma mota destinada a competir no Battle of the Twins Series, conhecido por BoTT. O quadro foi desenhado totalmente de raíz, com a suspensão traseira de um único amortecedor, aplicado pela primeira vez numa Magni e estava equipada com um motor Moto Guzzi Daytona.

Devido ao sucesso do piloto Owen Coles com esta mota, foi decidiu criar uma versão de estrada para comemorar esse feito, designada Magni-Guzzi Australia, apresentada no Salão de Milão de 1991. O seu quadro tubular em aço era igual ao do modelo de competição e estava equipada com braço oscilante na traseira designado de Parallelogramo.

O motor também era o mesmo da máquina de competição o V-Twin 4V-OHC da Moto Guzzi arrefecido a ar com 992cc de cilindrada, uma árvore de cames à cabeça que opera quatro válvulas por cilindro. A potência é enviada para a roda traseira através de um eixo e uma caixa manual de quatro velocidades.

No entanto, devido a problema de fornecimento dos motores da Moto Guzzi, a produção não arrancou antes de 1993. Apenas 75 exemplares foram produzidos deste modelo original, com mais 50 exemplares produzidas para os EUA em 1998, conhecidas por Magni-Guzzi Australia 98, com algumas alterações.

Presente neste artigo está um exemplar da Magni-Guzzi Australia de 1994, ou seja, da primeira geração deste modelo, com apenas 15.500km no odómetro. Está equipada com escape Termignoni, travagem da Brembo, forquilha invertida Forcelle Italia e amortecedor WP na traseira.

Foi exportada do Japão para os EUA em 2022 e no passado dia 14 de Abril foi levada a leilão através da plataforma da Bring a Trailer, sendo vendida por 15.250 dólares, cerca de 13.700 euros.