Mais de 130 mil euros por Skoda Superb resistente a balas e explosões

29/05/2018

A Skoda revelou uma versão da Superb à prova de tudo e mais alguma coisa: esta versão da carrinha (Estate) Superb conta com blindagem resistente a balas e a explosões, sendo o resultado de uma parceria entre a marca checa e uma empresa de transformação britânica.

Foram precisos três anos de desenvolvimento conjunto para se atingir a versão final, que é virtualmente idêntica a todas as outras carrinhas Superb da Skoda, beneficiando de vidro à prova de bala e aços reforçados na carroçaria, além de materiais compósitos para maior proteção. É a primeira vez que a Skoda se aventura no segmento dos veículos blindados. Mantém, por outro lado, a mesma configuração de cinco lugares e generosa capacidade da bagageira.

Este carro tem como base uma versão completamente de série da Superb Estate com motor 2.0 TDI de 190 CV, mantendo-se em segredo uma grande parte do trabalho levado a cabo na transformação para aumento da sua resistência. Sabe-se, contudo, que o habitáculo foi reforçado para chegar aos requisitos PAS 300, método de testes para proteção balística e de explosões de veículos civis blindados.

A certificação foi feita por uma entidade independente que levou a cabo diversos exercícios de disparos com diferentes tipos de munição, levando igualmente a cabo ensaios com explosivos.

A suspensão e o sistema de travagem foram melhorados para ter em conta o peso adicional do veículo, com a primeira a ser pensada para manter a agilidade dinâmica a altas velocidades, uma vez que é preciso manter o controlo quando se pretende fugir depressa de um local de risco. Outra alteração reside nos pneus, que conseguem continuar a rolar mesmo totalmente vazios. Iluminação de emergência, sirene e sistema de infoentretenimento com GPS também fazem parte deste modelo que custa, no mercado britânico, uma quantia final de 118.688 libras esterlinas (algo como 136.240€ à taxa de conversão atual).

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.