1043 dias, múltiplas cirurgias, uma mudança de equipa e de fábrica depois, e Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP) está de volta ao degrau mais alto do pódio dos Grandes Prémios. O #93 dominou a maior parte do Gran Premio GoPro de Aragon, incluindo uma impressionante primeira vitória no Tissot Sprint, mas ser o mais rápido não é garantia de glória. No domingo, no entanto, Marquez saiu da linha de partida para o holeshot e nunca mais olhou para trás, sublinhando uma das maiores reviravoltas da história do MotoGP.
Também houve muito que falar no seu rasto, com Jorge Martin (Prima Pramac Racing) a ficar em segundo e a aumentar a liderança do título – recuperada a Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) no sábado – depois de Bagnaia ter parado no pódio num confronto com Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP). O veredito dos Comissários Desportivos da FIM MotoGP: incidente de corrida e nenhuma ação adicional. O veredito de cada piloto é totalmente oposto.
Quando as luzes se apagaram, Marc Marquez fez o holeshot mais uma vez, e houve drama para Bagnaia mais uma vez, com o #1 a ter dificuldades em sair da linha e a aproximar-se de Alex Marquez, numa quase repetição da partida do Sprint. Acosta passou para segundo e Martin assumiu o comando em terceiro, com Bagnaia a ter trabalho para fazer em P7.
O #89 tentou uma manobra na Curva 8, na Volta 2, ficando com a traseira aberta e permitindo a passagem de Acosta, antes de fazer uma ultrapassagem na Curva 13. Acosta começou então a cair para trás, com Alex Marquez a entrar agora nas posições do pódio.
Bagnaia começou a recuperar posições, ultrapassando Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) para a sexta posição. O italiano pôs a mira em Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing), com o objetivo de reentrar nos cinco primeiros, e não muito tempo depois Morbidelli fez uma saída de pista, caindo para oitavo e permitindo a passagem do #1.
Depois de uma queda inicial de Miguel Oliveira (Trackhouse Racing), Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGPTeam) juntou-se a ele como um DNF, incapaz de assegurar um duplo Top 10 em Aragão depois de uma queda na Curva 5. Mais atrás, Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) lutava pelos últimos lugares entre os 10 primeiros com Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) e Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing).
De volta à frente, Marc Marquez aumentou sua vantagem para mais de três segundos, com o #89 permanecendo como seu rival mais próximo. Martin, no entanto, ainda mantinha uma vantagem crucial sobre Bagnaia, com o #1 a subir para P4 após uma espetacular ultrapassagem a Acosta no final da 11ª volta. Próximo objetivo: Alex Marquez.
Na 19ª volta, Bagnaia foi apanhado pela traseira do #73, e quando o Gresini se afastou na entrada da Curva 12, a porta parecia aberta. Bagnaia foi em frente, enquanto Alex Marquez tentava mantê-la. O resultado foi o contacto entre os dois, que deslizaram num emaranhado e perderam o pódio, os pilotos ok e a vantagem de pontos de Martin aumentou repentinamente para 23 pontos à hora da bandeirada.
Atrás de Martin e Acosta, que ultrapassou o drama Bagnaia-Alex Marquez para completar o pódio, foi um forte P4 para Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing). Bastianini, depois de uma posição um pouco desastrosa na grelha ao perder a Q2, fez uma reviravolta clássica para completar os cinco primeiros. Morbidelli foi sexto depois de um fim de semana sólido, à frente de Di Giannantonio, da Pertamina Enduro VR46 Racing Team, e de Marco Bezzecchi, que cruzou a linha de meta por esta ordem, mas foi trocado depois de uma penalização por pressão dos pneus para Diggia. Alex Rins (Monster Energy Yamaha MotoGP) ficou com a P9, à frente do último lugar entre os dez primeiros para Aleix Espargaro (Aprilia Racing), depois de uma penalização por pressão dos pneus para Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) ter deixado o australiano fora dos dez primeiros.
Depois de concluída a investigação, os Comissários Desportivos da FIM MotoGP confirmaram que Di Giannantonio, Miller e Raul Fernandez (Trackhouse Racing) receberam uma penalização de 16 segundos cada um por rodarem com pressão de pneus inferior aos parâmetros aconselhados. Isto fez com que Di Giannantonio caísse para oitavo, Miller para P15 e Fernandez para P16.
Na próxima semana, o desporto mais emocionante do mundo regressa para o Gran Premio Red Bull di San Marino e della Riviera di Rimini, onde a luta pelo título continua renhida.