M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A maioria das marcas chinesas têm tido dificuldades em entrar no mercado europeu, já que muitas têm preferido copiar modelos europeus. Existem cópias do Fiat Panda, do Land Rover Discovery, do BMW X5, do Porsche Macan, do MINI e de outros carros. E agora, também há uma cópia dos modelos da Tesla. Mas ao contrário das suas rivais, a Tesla deixou.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Elon Musk liberalizou o uso de algumas patentes em 2014 e a primeira marca a aproveitar é a Xiaopeng Motors. Este novo construtor chinês pretende construir um SUV elétrico inspirado na marca americana, mas não é uma cópia direta de nenhum Tesla. Em vez disso, utiliza uma secção dianteira familiar para os fãs da marca, e recorre a alguma tecnologia das patentes colocadas em open source, mas os responsáveis da Xiaopeng não revelam quais.

Sem contar com a secção dianteira, o Xiaopeng modelo beta tem um design bastante convencional. Em termos de performances, a marca chinesa anuncia uma autonomia de 300 km, com uma versão de motor e tração dianteira, e outra com um motor para cada eixo e tração integral, capaz de atingir os 100 km/h em 5,8 segundos.

O interior inclui um ecrã LCD de grandes dimensões, a única peça visualmente idêntica ao que se encontra nos modelos da Tesla. O carro chinês pode ser controlado remotamente através de um aplicativo de smartphone. Uma câmara está disponível para ser montada no tejadilho do carro e captar imagens.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.