Marca número um da Stellantis é uma surpresa. Ou talvez não…

25/02/2023

Peugeot 208 foi o modelo mais vendido na Europa em 2022
O Peugeot 208 foi o carro mais vendido na Europa em 2022, colocando ponto final no reinado de 14 anos do Volkswagen Golf no Velho Continente. Mas o emblema nº1 da Stellantis não é o leão…

A fusão entre os grupos PSA e Fiat Chrysler Automobiles (FCA) deu origem ao quarto maior grupo automóvel do mundo, a Stellantis, que tem no seu portefólio marcas nada menos do que 14 marcas, como Peugeot, Citroën, Alfa Romeo, DS Automobiles, Opel e Chrsyler, entre outras. A n.º1 é a Fiat, com 1,2 milhões de automóveis vendidos em 2022.

O desempenho comercial do fabricante italiano no seio do gigante empresarial franco-italo-americano, liderado pelo português Carlos Tavares, pode surpreender no Velho Continente, onde a gama de veículos de passageiros se resume aos modelos Panda, Tipo e 500, com todas as suas derivações.

E, apesar do sucesso notável do Novo 500 no Velho Continente (é o automóvel elétrico mais vendido no mercado italiano, segundo classificado em Espanha e terceiro na Alemanha e também o mais vendido do Grupo Stellantis), a performance comercial da Fiat impressiona noutras latitudes.

A marca italiana é, de longe, a mais vendida na América do Sul, com uma quota de mercado de 13,6%, sendo também líder absoluta no Brasil, o mercado mais importante para a Fiat. Em 2022 registou mais de 430.000 unidades vendidas, bem como uma quota de 21,9%, o seu melhor desempenho anual e o melhor de qualquer marca na última década. O Fiat Strada foi o veículo mais vendido e o Fiat Toro foi a pick-up de segmento C mais comprada.

Também no mercado turco, a Fiat, pelo quarto ano consecutivo, foi a marca mais vendida, representando 18,7% da quota de mercado. O modelo mais vendido é o Fiat Tipo, com mais de 50% do segmento.