A Aiways, marca 100% elétrica que tem sede em Xangai, na China, e em Munique, na Alemanha, chegou a Portugal pelas mãos da Astara, para já com dois modelos no catálogo, ambos SUV, o U5 e o U6.
Junta-se à MG Motor, marca pertencente ao grupo chinês SAIC, descendente da Morris Garages, fundada em 1924, tendo procurado manter o cuidado especial no design, na incorporação de tecnologia avançada. Desde junho de 2021 que a MG Motor está representada no Norte de Portugal com o seu concessionário oficial MG Porto – JOP (Porto), passando em outubro a estar presente também Leiria, Coimbra, Lisboa, Almada e Faro, com uma gama composta por cinco automóveis: O ZS EV, um SUV 100% elétrico, o híbrido Plug-in (PHEV) EHS, o Marvel R Electric, que é um SUV premium e os MG4 e MG5 Electric pertences à segunda geração de veículos da marca.
O passado mês de maio foi o primeiro da BYD (acrónimo de Build Your Dreams) a carburar a todo o vapor em Portugal, após a entrada através do Grupo Salvador Caetano, com três modelos exclusivamente elétricos na primeira ofensiva em solo nacional: Atto 3, destinado ao segmento C-SUV (protagonista da BYD), Tang e Han. E já com números interessantes.
De acordo com o relatório mais recente da ACAP, durante o último venderam-se em Portugal 31 automóveis da BYD, enquanto a Aiways matriculou apenas três veículos novos.
O melhor registo foi da MG Motors, com 130 carros entregues em maio, para um total de 453 unidades no acumulado de 2023.Contas feitas, os três construtores de origem chinesa juntos a operar em Portugal fazem cinco vezes menos vendas do que a Tesla, que encerrou o mês de maio com 867 novos carros matriculados e um total de 3256 unidades vendidas entre janeiro e maio.