O chairman do Global Media Group afirmou na abertura do Portugal Mobi Summit que é tempo de repensar o modo como cada um de nós se move, mas também de criar cadeias logísticas e de transporte público mais eficientes e viradas para servir as necessidades dos consumidores com menor pegada ecológica.

O pontapé de saída da edição deste ano do Portugal Mobi Summit, cujo tema é “A mobilidade como motor de desenvolvimento” foi dado por Marco Galinha, chairman do Global Media Group, empresa que organiza este evento.

O empresário começou por agradecer às personalidades e entidades que estão a assistir e irão participar nesta grande cimeira, aproveitando para deixar um alerta relacionado com o mote deste encontro.

“Vivemos um momento muito desafiante, mas pleno de oportunidades, sobretudo para dar gás à descarbonização, em que a mobilidade tem um papel absolutamente fundamental”, declarou Marco Galinha. “Repensar o modo como cada um de nós se move, mas também a reconstrução de cadeias logísticas e de transporte público mais eficiente e virado para servir as necessidades dos consumidores com menor pegada ecológica é um desafio que temos de abraçar”.

Marco Galinha deixou ainda expresso que o Global Media Group “quer estar na linha da frente deste movimento”, sublinhando que “o Portugal Mobi Summit tornou-se nestes quatro anos um evento de referência da mobilidade na Europa e regressa agora à Nova SBE com os stakeholders e os agentes da mudança que se quer positiva para as nossas cidades”.

O chairman do Global Media Group recordou ainda que este ano o Portugal Mobi Summit foi alargado de Cascais até Lisboa, cidade onde irá decorrer o Portugal Mobi Show, “uma feira onde damos mais espaço à inovação que está a acontecer na indústria, mas também há espaço para exemplos de micromobilidade em que Portugal tem dado passos rápidos e certeiros, como é o caso das bicicletas, porque somos o maior produtor europeu”.

“Parceiros públicos e privados vão trazer a este palco da Nova SBE as mais recentes evoluções e todos os dias estão a fazer a diferença com vista à urgente descarbonização e para melhorar a nossa qualidade de vida e tornar as nossas cidades mais inteligentes e sustentáveis”, prosseguiu o empresário.

Na opinião de Marco Galinha, a colaboração é imperativa em temas como a regulação às metas europeias ou as auto-estradas do futuro no âmbito de uma “economia eletrificada, partilhada, muito mais eficiente e pondo os avanços tecnológicos ao serviço da sociedade”. “Debater o que está a mudar, o que é preciso apressar e como queremos que se desenho o futuro é o que vamos fazer nestes dias do Portugal Mobi Summit. O futuro constrói-se todos os dias e estamos a fazê-lo a criar um mundo melhor”, rematou o chairman do Global Media Group.

Ana Meireles