Maserati com que Fangio venceu o GP de Portugal vai a leilão

11/02/2022

Juan Manuel Fangio venceu 24 grandes prémios, incluindo em Portugal, ao volante deste Maserati 300S que está agora à venda.

“El Chueco”, o piloto argentino que foi para muitos o melhor de todos os tempos, venceu o GP de Portugal em 1957 com este espetacular Maserati 300S, que vai ser vendido em leilão promovido pela Fiskens Cars, empresa especializada na comercialização de modelos de competição.

Antes da Fórmula 1 chegar a Portugal, já se corria o GP de Portugal. A primeira prova de Sport Internacional teve lugar no Circuito da Boavista, no Porto, com Casimiro de Oliveira a vencer ao volante de um Ferrari 340 America Vignale. No último ano destas corridas em território nacional, já no traçado existente do Monsanto (5.450 metros com muitas curvas), a vitória sorria a Fangio, com o Maserati equipado com um motor de 3.0 litros em linha que debitava aproximadamente 245 cv de potência e uma carroçaria ultraleve em alumínio.

O Maserati 300S com que o argentino ganhou 16 segundos ao segundo classificado, Masten Gregory, foi desenvolvido pelo engenheiro Vittorio Bellentani, com vários componentes do carro anterior, o A6GCS de 2,0 litros, e do mítico 250F com o que Fangio correu na Fórmula 1.

Apenas 26 unidades foram construídas, esta, com o número de série 3058 e o chassis 3069, passou depois pelas mãos de diferentes proprietários, que o fizeram competir em Nürburbring, Spa-Francorchamps, no Ferrari/Maserati Historic Challenge e na tradicional Mille Miglia.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.