Mazda anuncia a aposta no Diesel para o novo CX-60

05/07/2022

Na sequência do recente lançamento do novo Mazda CX-60 PHEV, a Mazda anuncia que também irá disponibilizar um potente, limpo e eficiente novo motor diesel e-Skyactiv D.

Trata-se de uma nova demonstração da ‘Abordagem Multi-Soluções’ da Mazda, neste caso, indo ao encontro das necessidades dos clientes que pretendem uma viatura que lhes garanta uma condução eficiente, para longas distâncias e com uma grande capacidade de reboque.

A totalmente nova motorização Diesel é uma estreia da Mazda, um bloco e-Skyactiv D de 3,3 litros, de seis cilindros em linha que integra uma altamente inovadora e avançada tecnologia de combustão, tornando a nova unidade e-Skyactiv D num dos diesel mais limpos do mundo. A Mazda está confiante de que irá exceder todos os futuros regulamentos de emissões, que venham a entrar em vigor.


Desenvolvido utilizando o conceito de ‘dimensão certa’’, em que se optimiza a cilindrada para melhorar tanto a eficiência ao nível dos consumos como a eficiência energética, esta totalmente nova unidade térmica de seis cilindros e-Skyactiv D, instalada longitudinalmente, chegará ao mercado com dois níveis de potência: 200 cv/147 kW nas variantes de tracção às rodas traseiras e 254 cv/187 kW, se equipadas com o sistema de tracção integral Mazda i-Activ AWD.

Dotado do novo sistema Mazda M Hybrid Boost de 48 Volts, o novo motor diesel combina uma elevada potência com excelentes valores de consumos. Uma avançada e altamente inovadora tecnologia de combustão denominada DCPCI – Distribution-Controlled Partially Premixed Compression Ignition) melhora, ainda mais, a eficiência do motor, as emissões e aos consumos de combustível, alcançando uma eficiência térmica superior a 40%. Estas duas tecnologias contribuem, de modo muito significativo, para a excelente autonomia do Mazda CX-60, para uma forte sensação de condução e para os baixos consumos e emissões.


Com a versão e-Skyactiv PHEV já disponível em regime de pré-encomenda na maioria dos mercados europeus, será em Janeiro de 2023 que o novo Mazda CX-60 e-Skyactiv D iniciará a sua comercialização. Em Portugal o preço de referência rondará os 62.500 euros.