Mazda MX-30 passa a existir também como híbrido Plug-in

14/01/2023

Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV é uma versão plug-in híbrida, equipada com um motor rotativo. Autonomia em modo elétrico pode atingir 110 km.

Depois do MX-30 EV, lançado em 2020 como o primeiro veículo 100% elétrico a bateria de produção em série da marca de Hiroshima, a Mazda agora surge com o novo MX-30 e-Skyactiv R-EV, uma proposta plug-in híbrida de produção em série. A revelação foi feita no Salão Automóvel de Genebra.

O MX-30 e-Skyactiv R-EV tem uma autonomia de condução elétrica a bateria de 110 km de autonomia urbana e 85 km de autonomia combinada (na norma europeia WLTP).

A Mazda optou por recorrer a um motor rotativo para alimentar este gerador, tirando partido da capacidade dos motores rotativos na produção da potência necessária a partir de um pequeno bloco.

Este motor rotativo 8C de nova conceção está alojado no compartimento mecânico, juntamente com o gerador e um bloco elétrico de elevada potência. A unidade motriz compacta está acoplada a uma bateria de iões de lítio de 17,8 kWh e a um depósito de gasolina de 50 litros de capacidade, resultando num sistema plug-in híbrido único, com uma autonomia de condução total muito competitiva.

O MX-30 e-Skyactiv R-EV é compatível com carregamentos normais AC, bifásicos ou trifásicos, e carregamentos rápidos DC, funcionalidade de alimentação de 1.500 W.

Este híbrido Plug-in dispõe de três modos de condução – Normal, EV e Charge. Segundo a marca, graças ao motor elétrico de 125 kW, o MX-30 e-Skyactiv R-EV proporciona uma performance de condução ligeiramente melhor do que a do MX-30 EV.

Edição Especial “Edition R”

A unidade exposta no stand da Mazda no Salão Automóvel de Bruxelas é uma “Edition R”, uma Edição Especial que ficará disponível na mesma altura em que o MX-30 e-Skyactiv R-EV iniciar a sua comercialização.

Em termos estéticos, o MX-30 R-EV “Edition R” diferencia-se da versão standard pela tonalidade Maroon Rouge Metallic – uma reedição da cor do tejadilho do R360 Coupe, o primeiro veículo de passageiros da Mazda – aplicada como cor exterior exclusiva que acentua as formas em redor dos flancos do tejadilho, complementando o tom preto aplicado à restante carroçaria, cor que também se destaca nos acabamentos interiores.

A versão “Edition R” inclui, também, outros elementos de design únicos, tais como um badge em forma de rotor costurado nos tapetes e gravado nos apoios de cabeça dos bancos da frente.

Detalhes do lançamento em Portugal do novo Mazda MX-30 R-EV, bem como da complementar versão “Edition R” serão comunicados oportunamente.