A Mazda vai aproveitar a sua participação na série de resistência japonesa ‘Super Taikyu Series’ para desenvolver um biodiesel de nova geração que terá o condão de reduzir as emissões poluentes.

A marca japonesa irá participar naquela série de resistência com dois veículos, um Mazda2 Bio Concept e um Mazda Roadster (Mazda MX-5). Ao participar nas corridas com um veículo que opera com um combustível biodiesel de próxima geração, a Mazda pretende realizar um teste de demonstração do veículo, bem como expandir a utilização do biodiesel como opção alternativa para se alcançar a neutralidade carbónica. Através desta participação, a Mazda pretende, também, contribuir para a revitalização do automobilismo no Japão.

O Mazda2 Bio Concept está equipado com um motor Diesel Skyactiv-D, utilizando biodiesel de próxima geração, 100% derivado de biomassa, denominado Susteo, fornecido pela Euglena. A Mazda conta, neste projeto, com a ajuda de entidades externas envolvidas na competição, nomeadamente equipas com provas dadas nesta competição, como o Team Nopro da Nogami Project Ltd. e a HM Racers da Hiroshima Mazda Co., Ltd.

O modelo será inscrito na classe ST-Q, que integra veículos especiais de competição não homologados, desenvolvidos por fabricantes.

Quando ao Mazda Roadster, inscrito na classe ST-5, conta com um motor a gasolina Skyactiv-G, permitindo aos pilotos que se dedicam às competições motorizadas uma oportunidade de participar em corridas mais desafiantes.

Engenheiros e mecânicos internos e externos à Mazda irão, assim, juntar-se, estando o início da sua participação nesta série agendado para a terceira jornada da ‘Super Taikyu Series 2022’, evento que irá ter lugar no circuito de Sugo, a 9 e 10 de julho.