Mazda vão ter hologramas em vez de botões no interior

10/11/2021

No capítulo mais recente do livro de estilo da Mazda, a aposta faz-se na simplicidade das formas, sob máxima conhecida menos é mais, e que consagra o ênfase que a cultura japonesa coloca sobre o vínculo entre os seres humanos e as ferramentas que eles utilizam. Por isso, o minimalismo é uma das imagens de marca dos interiores dos carros do emblema de Hiroshima. E assim deve continuar, cada vez mais…

A Mazda acaba de registar a patente de um sistema inovador de comandos holográficos, que podem fazer desaparecer os botões analógicos dos painéis de bordo do carro.

O registo no Gabinete de Patentes e Marcas dos Estados Unidos mostra que a marca japonesa está a desenvolver a tecnologia que vai permitir revolucionar os habitáculos dos modelos no seu catálogo, através de um dispositivo que projeta a imagem dos comandos numa superfície que tátil, recorrendo a um sensor de toque para executar a função selecionada.

No projeto, a Mazda pormenoriza ainda que estes botões virtuais serão capazes de medir a intensidade dos comandos, pela força aplicada. Por exemplo, uma pressão mais firmemente significa uma ordem de comando mais urgente.