McLaren 720S GT3X: Prazer sem restrições

18/03/2021

Focada no prazer de condução e completamente dedicada aos “track days”, a nova versão do McLaren 720S tem mais 200 cv do que GT3 de competição.

Desde setembro de 2018, quando foi apresentado o McLaren 720S GT3, como o modelo exclusivamente para circuitos mais evoluído e sofisticado no catálogo da marca britânica, que os homens de Woking prometiam poder elevar (ainda mais!) a fasquia da exclusividade no superdesportivo. E cumpriram. O novíssimo 720S GT3X é o mais extremo da gama, desenvolvido à medida para os “track days”, mais rápido e potente do que o carro de competição que lhe serve de base.

A marca britânica não revela números oficiais, mas garante que o X é “substancialmente mais rápido” do que o GT3 de pista, dispondo do motor V8 de 4.0 com turbos maiores, coletores de admissão específicos e um sistema de refrigeração otimizado, para debitar os mesmos 720 CV do modelo de fábrica, mais 200 CV do que o GT3, obrigado a cumprir restrições para a homologação de pista.

No novo modelo “sem restrições” da McLaren ainda há 30 CV adicionais (750 CV em “overboost”, durante poucos segundos), que estão disponíveis aos simples de um botão no volante, para facilitar ultrapassagens.

Além do motor, construído através de um processo artesanal, no superdesportivo de tração traseira também se aplicaram travões maiores, novas molas e amortecedores e “kit” aerodinâmico exclusivo. O avantajado difusor traseiro, combinado com uma traseira fixa de maiores dimensões, autorizam “downforce” superior, melhorando o desempenho em curva e os tempos em circuito.

Na lista de opções pagas, a possibilidade de equipar o modelo com um banco desportivo para o passageiro, algo que não é possível na versão de competição. A marca não revelou os preços da sua nova criação, estimando-se que possa ultrapassar os 500 mil euros pedidos pelo GT3.