McLaren Elva com para-brisas pesa mais 20 kg

30/05/2021

McLaren anuncia novo ‘corte’ na produção do Elva, que passa a estar disponível também com para-brisas.

O superexclusivo speedster da McLaren, proposto inicialmente com produção limitada a apenas 399 unidades (depois reduzida para 249 exemplares e, por fim, só 149…!), acaba de receber o ‘upgrade’ que vai permitir a homologação de estrada em mais mercados mundiais, processo importante para o desejado ‘boost’ à performance comercial do modelo. O Elva vai continuar sem teto e sem vidros laterais, mais acaba de ganhar um para-brisas.

Os engenheiros de Woking criaram o componente recorrendo a materiais como a fibra de carbono no fabrico dos pilares (inclui sensores de chuva e sistema de aquecimento), acrescentando apenas 20 kg ao peso total do conjunto. Significa que o Elva vai manter-se como o modelo mais leve de produção em série produzido pela McLaren.

O motor V8 de 4.0 litros biturbo pertence à mesma família de motores que já se encontram no Senna e Senna GTR, com mais de 800 CV entregues ao eixo traseiro, tirando partido de uma caixa automática de sete velocidades.

Ainda assim, e apesar da conceção ultraleve daquela peça, a McLaren ainda compensou os quilos a mais ‘cortando’ da lista de equipamentos de série o Active Air Management System, um sistema elétrico de ‘flaps’, desenvolvido para cumprir virtualmente a função do vidro à frente do condutor e passageiro. Deixa de ser necessário.

Para a nova versão do modelo, com as primeiras entregas previstas para o final de 2021, a McLaren anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e 0 a 200 km/h em 6,8 segundos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.