McLaren F1 vai a leilão só com 387 quilómetros rodados

18/06/2021

McLaren F1 menos rodado do mundo pode ultrapassar os 12 milhões de euros, um dos mais caros de sempre em leilão.

Um dos supercarros mais especiais da história automóvel, o Mclaren F1 teve uma produção limitada a apenas 106 unidades, só 64 eram de estrada. A esmagadora maioria integra coleções particulares, e os raros que vão aparecendo em leilão batem recordes de valorização. Este exemplar que a Gooding & Company vai leiloar em agosto, num exclusivo evento a realizar em Pebble Beach, durante a edição deste ano do concurso de elegância mais exclusivo dos Estados Unidos, não será exceção. Até porque está praticamente novo, só com 387 km inscritos no odómetro.

De acordo com a reputada leiloeira, a unidade em questão, com o chassis 029, do total de 106 fabricados, é a única pintada na cor Creighton Brown, numa homenagem ao antigo chefe de equipa na Fórmula 1 e um dos executivos que mais contribuiu para o reconhecimento da McLaren como fabricante de modelos de estrada, fundador da McLaren Cars Ltd.

Além da baixíssima quilometragem, o modelo que raramente foi visto em público, estando desde sempre guardado numa coleção privada no Japão, conserva os pneumáticos Goodyear Eagle F1 com que saiu da fábrica em 1995, livro de revisões, caixa de ferramentas originais em titânio, o conjunto de malas exclusivas, que eram também de série, um relógio criado pela TAG Heuer especificamente para acompanhar cada unidade do supercarro britânico e a primeira edição do livro “Driving Ambition”, o livro oficial do McLaren F1.

Pormenor: o motor S70/2, um temperamental V12 com 6,1 litros e 627 CV, ainda tem a rodagem por fazer…

Preço estimado: mais de 12 milhões de euros.