Mecum leva a leilão Stutz Blackhawk que pertenceu a Elvis Presley

29/09/2022

O Stutz Blackhawk era um automóvel americano bastante luxuoso, produzido de 1970 a 1987 e o resultado da renascida Stutz que tinha voltado ao activo em 1968. Por esse motivo James O’Donnell, a pessoa responsável pelo renascimento da marca, escolheu o nome de um antigo modelo, agora com as duas palavras juntas, para poder ser diferenciado. O desenho esteve a cargo de Virgil Exner, com um estilo bastante retro e com o primeiro protótipo a ser construído na Ghia.

A produção permaneceu em Itália, totalmente à mão, inicialmente na Carrozzeria Padane, passando em 1971 para a Carrozzeria Saturn, sendo por isso de produção bastante limitada. Pensa-se que no total terão sido produzidos cerca de 600 exemplares. A base era a do Pontiac Grand Prix, assim como grande parte das motorizações V8 que provinham da General Motors, mas também haviam algumas escolhas de motores Ford. Ao longo da sua vida, houve seis séries, que apesar de parecerem iguais, tinham várias alterações, nomeadamente o seu chassis base, visto que em 1980 passou a utilizar o do Pontiac Bonneville e em 1985 o do Oldsmobile Delta 88.

Como era um automóvel luxuoso, diferente e que transmitia imponência, várias foram as personalidades que adquiriam um exemplar, como é o caso de Elvis Presley que adquiriu vários exemplares do Blackhawk, incluindo o primeiro Stutz Blackhawk vendido a 9 de Outubro de 1970 e que, segundo consta, foi o segundo exemplar produzido e o primeiro com carroçaria da Carrozzeria Padane. Acredita-se que Elvis terá adquirido um total de quatro modelos Blackhawk.

Presente neste artigo está o segundo Stutz Blackhawk que foi adquirido novo por Elvis Presley, após o seu primeiro exemplar ter sofrido um acidente. Esteve na sua posse vários anos, recebendo alguns melhoramentos executados por George Barris, até o ter oferecido ao seu médico Elias Ghanem, como forma de o recompensar por o ter ajudado a perder peso e no processo da sua desintoxicação.

Com apenas 31.856 milhas percorridas, cerca de 51.200 quilómetros, vai a leilão, a 12 de Novembro, num evento em Las Vegas organizado pela Mecum. Não existe ainda um valor estimado de venda, mas devido à raridade do automóvel, e à sua história, irá com certeza ser vendido por um valor alto.