Antes mesmo de partir para Valência onde decorreu a terceira edição dos FIA Motorsport Games, e na apresentação da comitiva portuguesa que decorreu no Comité Olímpico de Portugal, Xavier Lázaro já tinha referido que ia trazer para Portugal a medalha de ouro e que não temia os cerca de 40 adversários oriundos de todo o mundo: “podem vir quem eles quiserem”, foi a frase proferida.
Já em Espanha, essa confiança começou a traduzir-se desde cedo, com ‘Xavi’ a liderar as tabelas classificativas desde o arranque dos jogos. Nada o intimidou, nem mesmo quando na segunda corrida de qualificação foi abalroado pelo principal adversário. Não perdeu o foco e hoje na grande final, largou da terceira posição da grelha e tomou todas as decisões certas no decorrer da prova para chegar ao comando e cruzar a meta num brilhante primeiro lugar.
Um resultado merecido por tudo o que fez ao longo do fim-de-semana e que demonstra as qualidades do jovem piloto e do futuro risonho que tem pela frente: “Estou muito feliz. Sempre disse que ia trazer o ouro para Portugal e vou mesmo! Esta vitória é minha, dos meus pais, mas também da federação que me escolheu para representar Portugal”, começou por dizer.
Agora é tempo de festejos junto dos pais e da restante comitiva portuguesa que vibrou com este resultado: “Vamos todos celebrar e de seguida vou para Portugal porque amanhã tenho escola. Acho que vou levar a medalha para todos verem. Estou muito contente!”, concluiu o destemido e focado Xavier.
Para Ni Amorim, Presidente da FPAK este resultado: “Espelha as qualidades inequívocas do Xavier, que está de parabéns por desde cedo ter definido o seu objectivo e ter lutado por o concretizar. Foi um fim-de-semana duro para ele, com corridas difíceis, mas esteve sempre à altura. O Xavier espelha também o que há de bom no karting em Portugal e aquilo que os nossos pilotos podem fazer além-fronteiras. Estamos todos muito orgulhoso na FPAK por esta conquista, conseguida logo pelo nosso piloto mais jovem”.
O FIA Motorsport Games é um evento de âmbito mundial, multidisciplinar que contou coma maior comitiva portuguesa desde a primeira edição em 2019. Portugal esteve a competir em 12 das 27 modalidades que este ano integraram o programa do evento num total de 85 países participantes.