Melling Wildcat, o automóvel que tentou preencher o vazio dos pequenos construtores britânicos

07/04/2023

Alwyn “Al” Melling é um engenheiro britânico, que começou a sua carreira a desenhar vestidos para senhoras. O seu caminho para os veículos motorizados começou quando fundou a MCD (Melling Consultancy Design) e foi contratado para a Fórmula 1 e, posteriormente, serviu de consultor para a Lamborghini, Chevrolet, Leyton House e para a Benetton. Em 1997 ingressou a equipa MasterCard Lola, uma equipa que apenas efectuou um Grande Prémio. A MCD também foi responsável pelo desenho dos motores AJP8 e AJP6 da TVR.

Posteriormente, Melling foi contratado para desenhar uma moto que iria relançar a defunta Norton, em 1998, no entanto, o projecto para a construção de quatro modelos, a Manx, a Nirvana, a Buffalo e a Nemesis, falhou. Quando a TVR foi declarada insolvente, Al Melling, juntamente com Rick Wakeman, teclista da banda Yes, adquiriram a empresa para continuar a produção destes desportivos exóticos, no entanto, a produção nunca recomeçou.

Por fim, em 2007 Al Melling decidiu construir o seu próprio automóvel, através da Al Melling Sports Cars, para tentar preencher o vazio deixado pelas marcas britânicas de automóveis desportivos, como a TVR e a Marcos. Apresentou o protótipo Hellcat, equipado com o motor V10. Em 2008 apresentou o Melling Wildcat que tinha como objectivo a construção de 150 exemplares por ano, com início em 2009.

Infelizmente, devido à situação económica que se vivia na época, o projecto não avançou e apenas sete exemplares foram produzidos, sendo que os últimos foram terminados em 2014. Inclusivamente havia o plano da construção de uma fábrica junto ao Autodromo do Algarve, em Portugal, que deveria ter arrancado em 2010.

O Wildcat está equipado com o motor V8 AJP8 de 4,5 litros de cilindrada que desenvolve 440cv às 7200rpm. Além deste motor, estava também disponível o V8 LS6 de origem Chevrolet com 5,7 litros de cilindrada, que produzia mais de 450cv. Acoplado ao motor, poderiam estar duas caixas manuais, a Tremec T-5 de cinco velocidades ou a Tremec TR-6060 de seis velocidades.

O desenho do Wildcat é bastante semelhante ao do TVR Griffith da primeira geração, mas um pouco mais moderno, com a carroçaria construída em fibra de vidro. O peso total do automóvel não ultrapassa os 998 kg.

Presente neste artigo está o primeiro protótipo produzido do Melling Wildcat, com o chassis número 701, pintado na cor Soul Red Crystal da Mazda e equipado com o motor LS6 da Chevrolet. Foi construído para “afinar” todas as medidas para os automóveis de produção, assim como servir de montra.