Em outubro de 2024 foram matriculados em Portugal 18.653 veículos automóveis, dos quais 15.291 automóveis ligeiros de passageiros novos, de acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
A associação do setor salienta que estes números representam um aumento de 10% relativamente aos números registados no mesmo mês do ano passado, mas lembra que outubro de 2024 teve mais 2 dias úteis do que em 2023, “o que poderá ter impactado positivo no número de veículos matriculados”.
A Peugeot foi a líder incontestada nos automóveis a gasolina (que inclui os híbridos), com 845 unidades vendidas, mas também – e pela primeira vez – nos elétricos a bateria, com 507 unidades matriculadas.
Apesar do aumento do número de viaturas vendidas, a quota de mercado dos automóveis 100% elétricos em Portugal desceu em outubro, cifrando-se nos 22,8 por cento.Dados da ACAP indicam que em outubro se venderam um total de 3.484 automóveis elétricos, quando em setembro a venda dos 100% elétricos tinha ultrapassado os 4.000.
Da análise dos dados disponibilizados pela associação do setor, ressalta uma forte diminuição das vendas da Tesla.
Desde agosto que o construtor norte-americano de automóveis elétricos tem registado problemas logísticos. Estas falhas têm resultado numa grande oscilação do número de automóveis que a Tesla vende em Portugal.
Em condições normais, a Tesla vende mais de 1.000 carros por mês em Portugal, mas tal não tem acontecido com a regularidade costumada nos últimos meses.
Com efeito, a Tesla vendeu apenas 349 unidades em Portugal durante todo o mês de outubro, perdendo inclusivamente o primeiro lugar entre os elétricos.
Estas oscilações da Tesla levaram a uma diminuição do número de automóveis elétricos vendidos em Portugal, e consequente diminuição da quota de mercado.
Mas a adoção pela mobilidade elétrica continua a mostrar uma curva ascendente em Portugal, com os veículos movidos a novas energias (híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos) a representarem 56% do total de automóveis ligeiros vendidos em Portugal.
E, ao contrário do que acontecia há uns meses, os 100% elétricos (BEV) já são os preferidos dos portugueses no que aos automóveis ligeiros movidos a novas energias diz respeito.
Com estes números, o construtor francês que já tem uma motorização 100% elétrica em todos os modelos da gama, deu um salto de 260% e distancia-se da BMW. A marca germânica continuou a crescer, tendo vendido um total de 431 unidades.
Em outubro, o pódio dos BEV é fechado pela Tesla, com 349 unidades.
Já no que aos motores a combustão diz respeito, os ligeiros a gasóleo continuam a perder quota de mercado. Foram vendidas 1.355 unidades, com a Renault a liderar com 278 unidades vendidas.
Foram vendidos 4.118 automóveis ligeiros a gasolina em outubro. A Peugeot, como se disse, foi a marca que mais unidades vendeu, seguida pela Volkswagen, com 573. Fecha este pódio a Hyundai, com um total de 401 vendas.