Mercado automóvel cresceu em 2024 com elétricos a representar 20%

04/01/2025

O mercado automóvel cresceu 5,6 por cento em 2024, tendo sido vendidos um total de 249.269 veículos em Portugal.

 

Para estes números contribui decisivamente o mês de dezembro, que teve um incremento de 21,3% relativamente ao período homólogo para os ligeiros de passageiros.

O crescimento do mercado automóvel em 2024 foi afetado pelo mau desempenho das vendas dos veículos pesados, que decresceram 8,3% no ano.

A Associação do setor revela que os automóveis elétricos estão a impor-se definitivamente no mercado, representando um total de 19,9% do total de automóveis vendidos no nosso país.

No global do ano, a Peugeot foi a marca que mais vendeu em Portugal, com um total de 21.613 unidades, seguida da Mercedes-Benz e da Dacia. A Tesla integra o top 10, com a 8ª posição do ranking das marcas mais vendidas em Portugal.

Ao longo do ano, os dados observados mostram que os veículos movidos a novas energias (elétricos, híbridos plug-in e outros) representam um total de 57,3% das unidades vendidas.

Se atentarmos apenas aos veículos elétricos, no top das vendas continua sem surpresa a Tesla, que aumentou 4,6% o número de unidades vendidas em 2024, chegando às 9.760. A BMW mantém o seu sólido segundo lugar no segmento dos elétricos, com 4.074 unidades vendidas, o que representa um aumento de 17,1% relativamente a 2023.

Já a Volvo ascende à terceira posição do top dos automóveis elétricos, com uma impressionante subida de 136,7%, à custa do sucesso do EX30, e um número de unidades vendidas de 3.203.

Nos automóveis 100% elétricos, a marca que mais cresceu ao longo de 2024 foi a BYD. No primeiro ano completo em Portugal, a marca chinesa comercializou 2.849 unidades (533,1%), sendo a sexta marca que mais automóveis elétricos vendeu em Portugal.

Relativamente ao mês de dezembro, o último mês do ano foi forte nos ligeiros de passageiros, com uma subida de 21,3% relativamente a 2023 em todos os tipos de motorizações.

A Peugeot é a marca mais vendida em dezembro, com 2.195 unidades e um incremento de 82%. Ao vender 1.383 unidades no último mês do ano, a Tesla alcançou o quarto lugar em todos os tipos de motorização e manteve a liderança nos veículos elétricos.

O aumento das vendas da marca norte-americana pode estar relacionado com a estratégia agressiva colocada no mercado português para o final do ano.

A BYD foi a segunda marca mais vendida nos 100% elétricos, com um total de 499 unidades no mês de dezembro.