Mercado de veículos elétricos importados usados está em franco crescimento

05/09/2022

A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) salienta que os veículos elétricos importados usados desde o início de 2022 representam 20% dos EV vendidos em Portugal.

O aumento do prazo de entrega de veículos elétricos em Portugal tem provocado um abrandamento no número de veículos elétricos novos vendidos em Portugal pelos representantes oficiais das marcas automóveis, segundo fonte da ACAP.

Face a esta falta de veículos elétricos novos, o mercado dos veículos elétricos importados usados encontra-se em franco crescimento, representando já 20% de todos os veículos elétricos (100% elétricos e híbridos plug-in) vendidos em Portugal, considerando todas as categorias de veículos, refere a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.

Na totalidade dos veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) e híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles), a categoria de ligeiros de passageiros representa a maioria da percentagem de importados usados com 21%, seguido da categoria de ligeiros de mercadorias, com 17%.

Quando isolamos os números de os 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles), a percentagem de 100% elétricos importados usados é de 27% da totalidade dos BEV vendidos. Na categoria de ligeiros de passageiros a percentagem deste tipo de veículos importados usados alcança os 30%.

A UVE refere que a expressão do número de importados usados no caso dos veículos híbridos plug-in (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles) é consideravelmente menor que nos 100% elétricos, representando 10% da totalidade dos veículos híbridos plug-in vendidos em Portugal – na sua quase totalidade, ligeiros de passageiros.

“A falta de oferta generalizada na indústria automóvel – que se iniciou com os impactos negativos da pandemia da COVID-19 – viu-se agravada desde março de 2022, com o desenrolar da guerra na Ucrânia. No caso dos veículos elétricos importados usados, foi desde março de 2022 que se verificou um crescimento desse segmento de mercado, o que demonstra que o interesse por veículos elétricos não diminuiu e que os utilizadores procuraram outros locais onde adquirir um veículo elétrico”, assinala a UVE.