Mercedes-AMG C 43 4Matic: Nova intensidade desportiva com 390 CV

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

A gama Classe C da Mercedes-Benz prepara-se para receber uma série de novidades em breve, incluindo um novo painel de instrumentos mais tecnológico e avançado, mas igualmente relevante é a quantidade de novidades para as versões AMG, as mais desportivas da gama. Assim, nota para a chegada dos novos C 43 4Matic Coupé e Cabriolet, com atualizações estéticas e tecnológicas que o colocam em linha com os outros modelos Limo e Station.

O exterior dos modelos C 43 4Matic Coupé e Cabriolet recebeu ligeiros retoques para uma maior expressividade, sendo de destacar a grelha do radiador AMG com dupla lamela na cor prata irídio mate e o para-choques dianteiro com aplicações estéticas adicionais. As grelhas das entradas de ar laterais no para-choques dianteiro ajudam a orientar de forma ideal o escoamento de ar na secção dianteira. As lamelas horizontais e o elemento de revestimento do repartidor dianteiro têm acabamento cromado prateado. De perfil, estes AMG contam ainda com saias laterais desportivas e novas jantes de liga leve AMG otimizadas nos seus parâmetros aerodinâmicos, com a companhia de Affalterbach a recorrer mesmo a um túnel de vento para o efeito…

Os engenheiros de desenvolvimento concentraram-se ainda na otimização da aerodinâmica, peso, arrefecimento dos travões e na redução dos consumos (entre os 9,8 e os 9,2 l/100 km, para emissões também em ciclo combinado entre os 223 e os 212 g/km de CO2). O spoiler traseiro na tampa da bagageira é pintado na cor da carroçaria.

O opcional pack AMG acrescenta elementos de destaque que são ainda mais desportivos: o repartidor dianteiro mais expressivo, o spoiler, as aplicações mais abrangentes nas saias laterais e as aplicações estéticas no para-choques traseiro com acabamento em preto brilhante. As opções adicionais de equipamento incluem o Pack Fibra Carbono II, no qual os alojamentos dos espelhos exteriores e o spoiler da tampa da bagageira possuem um acabamento em fibra de carbono preta. O Pack Night contém elementos de cor preto como os alojamentos dos espelhos exteriores, as linhas dos ombros e as calhas de revestimento das borrachas dos vidros.

Motor mais potente

O motor de 3.0 litros V6 bi-turbo produz agora 390 CV de potência, mais 23 CV do que anteriormente, enquanto o binário máximo de 520 Nm está disponível numa ampla faixa de rotação do motor, entre as 2500 e as 5000 rpm. Entre outros fatores, o acréscimo de potência resulta da afinação dos turbocompressores separados de grandes dimensões e a pressão de sobrealimentação de 1.1 bar. O propulsor da AMG pode ser identificado através da tampa do motor com uma aplicação em alumínio na cor vermelho e da inscrição AMG.

Juntamente com a caixa de velocidades AMG Speedshift TCT 9G melhorada para passagens de caixa mais velozes (inclui uma aplicação de software específica do motor para alcançar tempos de passagem de caixa extremamente curtos) e o sistema de tração integral AMG Performance 4Matic com distribuição de binário tendencialmente para o eixo traseiro (31/69), esta nova geração C 43 AMG exibe dinâmica de condução aperfeiçoada.

O novo C 43 4Matic Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos, enquanto a versão Cabriolet fá-lo em 4,8 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h.

O modo “Manual” pode ser selecionado através de um botão separado na consola central. As passagens de caixa são realizadas com base no programa da transmissão selecionado e o condutor pode agora comandar a caixa de velocidades através das patilhas de mudanças no volante. Adicionalmente, respondendo aos desejos de muitos dos adeptos da condução desportiva, a caixa mantém a velocidade selecionada e não passa para uma velocidade superior quando o limite de rotação do motor é atingido.

O requinte encontra o desportivo

No interior, mais novidades. O recurso a materiais desportivos como pele, microfibra ‘Dinamica’ e o alumínio com acabamento de elevada qualidade dão continuidade ao exterior expressivo no interior. Os opcionais bancos AMG Performance melhoram o apoio lateral em curva. Como opção, em combinação com estofos em pele, os apoios laterais dos bancos podem ser perfeitamente ajustados através das câmaras-de-ar incorporadas.

Novo volante AMG para emoções desportivas amplificadas. Como se os 390 CV do motor 3.0 não fossem suficientes…

Os bancos Performance estão equipados com aquecimento e, em combinação com o revestimento em pele, também incluem controlo da climatização de três níveis. A versão Cabriolet também pode ser opcionalmente equipada com o sistema de aquecimento para a zona do pescoço Airscarf. O revestimento de série em pele sintética ‘Artico’/microfibra ‘Dinamica’ em preto e com ponteado vermelho aponta para o carácter dinâmico do modelo.

Elemento digno de destaque é o novo volante AMG, uma estreia absoluta: este novo volante tem revestimento em pele nappa, com secção inferior achatada e as zonas de apoio das mãos perfuradas. Situadas atrás estão as patilhas de mudanças no volante com revestimento galvanizado. Os botões táteis incorporados são uma nova característica – podem ser utilizados para controlar as funções do painel de instrumentos (esquerdo) e o sistema multimédia (direito) através de movimentos horizontais e verticais de um dedo. O Active Distance Assist Distronic e o cruise control são ajustados nos painéis de controlo do lado esquerdo. Os painéis de controlo no lado direito são utilizados para ativar o controlo por voz e o telefone, e para regular o volume do som, a seleção de músicas e outras funções do sistema multimédia.

Igualmente flexível na mesma medida é o ecrã do opcional painel de instrumentos totalmente digital, com uma largura diagonal de 12.3 polegadas, que dá vida às funções do veículo com os três estilos de apresentação específicos da AMG, os quais incluem o “Classic”, “Sport” e o “Supersport”.

O sistema Dynamic Select de modos de condução permite a adoção de posições “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual”, modificando parâmetros importantes tais como a resposta do motor, o funcionamento da caixa de velocidades ou o comportamento da suspensão e da direção. Há ainda um novo modo, o “Slippery”, identificado através do símbolo floco de neve. A moderada entrega de potência está especificamente programada para uma condução em condições de estrada escorregadia ou coberta de neve.

Em pista? Analise todos os detalhes depois

Além de contar com o sistema de amortecimento adaptativo de série, este Mercedes-AMG recebe ainda um opcional para todos aqueles que não passam sem idas à pista. A marca apresenta assim o AMG Track Pace, sistema que pode ser encomendado como opção para o sistema de informação e entretenimento COMAND Online. Se esta função for ativada, mais de 80 conjuntos de dados específicos do veículo (ex. velocidade, aceleração) são registados dez vezes por segundo. Além disto existem indicadores dos tempos por volta, por setor e também a respetiva diferença para um tempo de referência. Como os elementos indicadores específicos são indicados na cor verde ou vermelho, o condutor poderá compreender rapidamente, sem ler os números, se o seu tempo atual é inferior ou superior ao melhor tempo realizado. Os dados permitem analisar e melhorar a capacidade do condutor.

Se vai para a pista com frequência, o Track Pace é um sistema imprescindível.

Impressionante é ainda a inclusão de um recém-desenvolvido algoritmo que determina a posição do veículo com o maior rigor possível, podendo o sistema Track Pace detetar até quando o condutor abandonou a pista. Os sensores disponíveis no veículo (de aceleração, giroscópio, ângulo da direção, velocidade das rodas) são utilizados juntamente com os dados de GPS.

Os dados são indicados no ecrã multimédia, no painel de instrumentos e no head-up display. As pistas conhecidas, como por exemplo Nürburgring, já estão armazenadas. Além disso, também é possível registar os seus próprios circuitos. O ecrã do mapa pode ser comutado entre a visualização em 2D e 3D, e pode ser atualizado online.

As primeiras unidades dos novos C 43 4Matic chegam a Portugal no final do verão.

Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé

Mercedes-AMG C 43 4MATIC

Cabriolet

Motor

3.0 litros V6 com dois turbocompressores

3.0 litros V6 com dois turbocompressores

Cilindrada

2996 cc

2996 cc

Potência

390 CV às 6100 rpm

390 CV às 6100 rpm

Binário máximo

520 Nm às 2500-5000 rpm

520 Nm às 2500-5000 rpm

Sistema de transmissão

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC com distribuição de binário tendencialmente para o eixo traseiro

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC com distribuição de binário tendencialmente para o eixo traseiro

Caixa de velocidades

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

AMG SPEEDSHIFT TCT 9G

Consumo de combustível em ciclo combinado

9.5-9.2 l/100 km

9.8-9.5 l/100 km

Emissões de CO2 em ciclo combinado

217-212 g/km

223-218 g/km

Aceleração 0-100 km/h

4.7 s

4.8 s

Velocidade máxima

250 km/h

250 km/h

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