O C112 está equipado com o novo motor 6.0 litros V12 de 48 válvulas construído em liga de alumínio e os cilindros em Nicasil, com uma potência de 408 cv às 5200 rpm e o pico de binário de 580 Nm. Montado numa posição central traseira, está acoplado a uma caixa de seis velocidades manual que emite a potência para as rodas traseiras.
As maiores tecnologias testadas neste veículo
Active Body Control (ABC)
Foi desenhado para controlar a estabilidade do veículo através da combinação de molas e amortecedores activos em cada roda, com sensores que monitorizam os movimentos do veículo. A centralina acede à informação dos sensores e ajusta a suspensão de acordo com os parâmetros e as condições.
Aerodinâmica Activa
Funciona através do spoiler frontal e da asa traseira, que podem mover-se para garantir uma óptima combinação de baixo arrasto e alta força descendente, este sistema é controlado electronicamente. A asa traseira tem três posições, no neutro faz parte integrante da secção traseira e faz com que o C112 tenha um Cd de cerca de 0.30. A segunda posição faz com que a asa deslize sob a traseira, prolongando a secção traseira, e em situações mais extremas, altera o ângulo de incidência até 45 graus. A asa traseira também é usada para melhorar a travagem em situações de emergência, no entanto, esta tecnologia só entrou em produção, quando foi lançado o Mercedes-Benz SLR McLaren. A adição de mais spoilers prejudicaria o arrasto e por isso, os engenheiros aplicaram a tecnologia do “efeito-solo”, derivada das competições de Grupo C. A Aerodinâmica Activa entra em acção, quando a ECU detecta que os pneus estão a perder aderência e é nesse momento que os spoilers fazem o seu trabalho. Inicialmente eram activados por um motor eléctrico, mas era lento demais, e então implantaram um sistema hidráulico.Portas “asa de gaivota” ou Gullwing
Foi também o primeiro automóvel desde o C111, a ter portas “asa de gaivota”. Desde os anos 50 que têm sido símbolo dos automóveis desportivos da Mercedes-Benz. As portas abriam e fechavam com a ajuda de um sistema hidráulico quando era pressionado um botão.
Outras
Tem os mais recentes sistemas (na altura) de anti bloqueio das rodas na travagem (ABS) e anti derrapagem (ASR), que altera a pressão de travagem entre as rodas da frente e de trás. Outra tecnologia, é o eixo traseiro autodireccional activo, chamado de “cybernetic”, que garante grande estabilidade em curvas de alta velocidade, pois este carro ultrapassa os 300 km/h. Foi dos primeiros automóveis a ter sensor de pressão dos pneus, que alerta o condutor caso haja perca de pressão. Tem também radar que monitoriza a distância ao veículo da frente e ainda muitos sensores que monitorizam o funcionamento dos sistemas de direcção, embraiagem, travões, portas, bancos, controlo automático da temperatura e o ajuste dos espelhos.
O motor foi considerado o mais potente do mundo para um automóvel de estrada e fazia os 0 aos 100 km/h em 4.9 segundos. O C112 teoricamente alcança os 312 km/h. Apesar de a Mercedes-Benz ter recebido mais de 700 encomendas, este modelo nunca entrou em produção.