Mercedes-Benz Classe G: 40 anos de paixão pela lama, pó e pedregulhos

20/06/2019

Um dos modelos mais robustos dedicados ao todo-o-terreno é o Mercedes-Benz Classe G, que em 2019 comemora o seu 40º aniversário. Para celebrar esse momento, a marca alemã de Estugarda lança três variantes especiais denominadas ‘Stronger Than Time’ (mais forte do que o tempo), repletas de equipamento e funcionalidades exclusivas.

Embora a Mercedes-Benz seja conhecida mais pelos seus modelos como o Classe C ou E (e seus antecessores em termos de nomenclatura), cabe ao Classe G o estatuto de modelo de passageiros de maior longevidade na companhia alemã. A história do G começa no início da década de 1970 com um acordo de colaboração entre a Daimler-Benz AG e a Steyr-Daimler-Punch na cidade austríaca de Graz, mantendo-se até hoje como um automóvel de características únicas na marca.

“Há 40 anos, a combinação das capacidades de utilização dentro e fora da estrada foi um conceito revolucionário. O atual Classe G dá continuidade a essa tradição”, assume Gunnar Güthenke, diretor da unidade de veículos ‘Off-Road’ da Mercedes-Benz.

As três variantes ‘Stronger Than Time’ incluem um AMG e assumem-se como presentes para os adeptos do modelo. Estes modelos especiais estão disponíveis com duas opções de motores, sendo uma delas exclusiva para esta edição, a equipada com o novo bloco OM 656 Diesel de seis cilindros em linha disponível com o nome G 400 d de 330 CV de potência e 700 Nm de binário (consumo médio homologado de 9,6 l/100 km e emissões de 253 g/km de CO2). Esta já está produzida para respeitar as novas normas de emissões poluentes de CO2 na Europa com a entrada em vigor do ciclo Real Driving Emissions (RDE).

A outra motorização disponível de base é a G 500 com motor V8 de 4.0 litros a gasolina com 422 CV de binário de 610 Nm para prestações mais desportivas (consumo médio homologado de 11,5-12,1 l/100 km e emissões de 263-276 g/km de CO2). As versões ‘Stronger Than Time’ surgem com nível de acabamento AMG Line para aparência mais desportiva com a introdução de vários elementos estéticos e funcionais.

Mas, para quem precisa de mais do que só a aparência, existe uma variante com base no G 63 AMG com V8 biturbo de 4.0 litros com 585 CV de potência e 850 Nm de binário, em associação à caixa automática AMG SPEEDSHIFT TCT de nove velocidades. Este modelo serve de comemoração também do 20º aniversário da ligação entre o Classe G e a sigla AMG.

Este modelo recorre a diverso equipamento mais orientado para as altas prestações, como são os casos da suspensão avançada AMG Ride Control, os programas de condução AMG e o interior com acabamentos de luxo desportivos. As jantes de 22 polegadas são um dos elementos especiais deste modelo, bem como as saídas de escape ou os alargamentos das cavas das rodas. Acelerando dos zero aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos, a velocidade máxima permitida é de 220 km/h ou 240 km/h com o opcional AMG Driver’s Package.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.