Como o Nissan GT-R com motor V6 de 530 cv, apreendido ao abrigo de processos por crimes fiscais, a Guarda Nacional Republicana (GNR) tem neste Mercedes-Benz CLS 350 CDI um potente aliado em missões urgentes, incluindo o transporte de órgãos entre vários centros hospitalares de todo o território continental português.

O modelo de 2010 está ao serviço da força militar desde o verão de 2021 e teve de ser submetida a algumas reparações “a fim de contribuir para que a segurança da mesma e a performance estivessem maximizadas e otimizadas”, explica o capitão Luís Paulino, comandante do Destacamento de Trânsito do Porto da GNR.

De acordo com aquele responsável, a Mercedes-Benz da GNR já executou 15 transportes de órgãos, que permitiram salvar outras tantas vidas. “A importância desta missão, a qual é uma missão bastante nobre, deriva do facto de, pela infelicidade de algumas vidas se perderem, nós conseguirmos contribuir para salvar outras. Pelo que é uma missão que nós desempenhamos com muito gosto e agrado, tendo em conta o objetivo nobre da mesma”, refere o capitão Paulino.

O Mercedes-Benz CLS (C218) 350 CDI usado no transporte urgente de órgãos está equipado com um motor 3.0 Diesel de seis cilindros com 224 CV de potência, associado a uma caixa de velocidades automática AMG SPEEDSHIFT MCT de sete relações. A marca anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 7 s, atingindo uma velocidade máxima de 246 km/h.

“Com esta viatura, conseguimos evoluir naquilo que fazíamos com os nossos veículos de patrulha, que eram os veículos ‘normais’ com que nós executávamos os serviços. Neste caso, conseguimos, de facto, subir de nível e conseguir fazer esse serviço de forma mais rápida, eficiente e segura”, explica o militar em entrevista para ver no vídeo abaixo: