Mercedes-Benz EQT: Trabalhar e acampar nunca foi tão fácil e sustentável

06/12/2022

Atualmente, cada vez mais pessoas tentam encontrar o equilíbrio entre o trabalho e o lazer, incluindo a família, e privilegiando o contato com a natureza de uma forma sustentável. A Mercedes-Benz já tinha no seu catálogo a autocaravana Marco Polo, com base no Classe V. Agora, apresenta-nos um veículo elétrico mais compacto, mas com a promessa de muitas das funcionalidades encontradas no seu parente de maiores dimensões.

 

O Mercedes-Benz EQT é a versão eletrificada do Classe T, e um motor elétrico com uma potência máxima de 90 kW (122 cv) e um binário máximo de 245 Nm. A bateria de iões de lítio encontra-se na parte inferior em frente ao eixo traseiro, tem uma capacidade útil de 45 kWh, e a marca anuncia um consumo de 18,99 kWh/100 km (WLTP). Pode ser carregada em wallboxes domésticas até 22 kW com corrente alternada, ou até 80 kW em carregadores públicos de corrente contínua, levando 38 minutos, dos 10 aos 80 por cento.

Na sua versão normal, este monovolume elétrico mede 4,49 metros de comprimento, 1.85 metros de largura e 1.81 metros de altura, e oferece muitas vantagens que tornam o dia-a-dia fácil e confortável para as famílias e para os amantes de um estilo de vida ativo. Estas incluem o baixo plano de carga, que facilita a colocação de objetos pesados. As portas de correr de ambos os lados do veículo permitem o acesso conveniente à parte traseira, que pode ser realizado a partir de três locais, incluindo o portão traseiro. Se necessário, no banco traseiro podem ser colocadas três cadeiras de criança.

A versatilidade do EQT é ampliada com o Módulo Marco Polo, que pode ser instalado e removido de forma prática. Consiste numa cama, de série com uma superfície de 2 metros por 1,15 metros, e a unidade de cozinha opcional que funciona num sistema de gaveta e inclui um lava-loiça com um depósito de água de 12 litros, uma caixa frigorífica de 15 litros com compressor e um fogão amovível a gás. Outras gavetas fornecem espaço para talheres, louças e alimentos. Tanto a cama como a unidade de cozinha, podem ser instaladas e removidas do compartimento de carga quando não forem necessárias, graças ao seu peso reduzido, facilmente e em pouco tempo.

O Concept EQT Marco Polo eleva o conceito de autocaravana compacta para outro nível ao vir de fábrica totalmente equipada, e utilizar a variante longa do EQT. O equipamento do Concept EQT Marco Polo inclui um teto pop-up com painel solar, e uma cama com uma área para dormir de 1,97 metros por 0,97 metros. O espaço extra permite que um adulto fique em pé dentro da autocaravana.

Na parte traseira existe outra opção para dormir, com um colchão dobrável, de 2 metros por 1,15 metros. Na fila de bancos traseiros, atrás do banco do condutor, existe um lava-loiça e uma caixa frigorífica de 16 litros com compressor. Há ainda uma placa de aquecimento por indução e uma gaveta com fogão a gás, que pode ser puxada do interior do veículo, permitindo assim a opção de cozinhar no exterior. As peças de mobiliário do interior podem ser facilmente removidas por duas pessoas em menos de 5 minutos.

Desta forma, esta autocaravana compacta, que vai estar disponível a partir do próximo ano, também pode ser utilizada como um veículo do dia-a-dia. O mais difícil vai ser decidir todas as manhãs, se vai trabalhar, ou acampar.