Mercedes-Benz GLE: Reforço tecnológico com visual imponente e sete lugares

12/09/2018

Mais avançado e com foco renovado na eficiência, destacando-se a estreia de um sistema de suspensão ativa E-Active Body Control alimentado por um sistema elétrico de 48V, o novo Mercedes-Benz GLE foi revelado pela marca alemã antes da sua apresentação mundial no Salão de Paris.

O historial da Mercedes-Benz no segmento dos SUV Premium já leva mais de duas décadas, tendo apresentado em 1997 o Classe M, entretanto convertido em GLE no outono de 2015, tornando-se num membro da família do Classe E de forma mais evidente. Com o sucesso dos SUV a nível global, a renovação do GLE era apenas uma questão de tempo. Recorde-se que a Mercedes-Benz tem na sua gama sete modelos de estilo SUV, cobrindo quase todos os nichos (GLA, GLC, GLC Coupé, GLE, GLE Coupé, GLS, Classe G).

O que é? O novo SUV de gama superior da Mercedes-Benz promove uma renovação profunda em termos tecnológicos, além de estilo e aerodinâmica mais cuidada. Estreia versão eletrificada a gasolina com sistema de 48 V, o qual também serve para ‘alimentar’ a suspensão ativa E-Active Body Control. Estreia também possibilidade de contar com sete lugares a bordo.

No interior, mais luxuoso e dotado de novas tecnologias, houve ganhos em termos de ergonomia e existe ainda uma novidade na forma de uma terceira fila de dois bancos. Tem uma distância entre eixos de 2995 milímetros (mais 80 mm do que o anterior), o que cria substancialmente mais espaço, em particular para os passageiros no banco traseiro. O espaço para as pernas na segunda fila de bancos aumentou em 69 milímetros para 1045 milímetros. O espaço para a cabeça no banco traseiro de série, fixo e com repartição do encosto de 40:20:40, aumentou 33 milímetros para 1025 milímetros.

Disponível como opção e estreia a nível mundial no segmento SUV, está disponível uma segunda fila de bancos com seis regulações totalmente elétricas. Os bancos direito e esquerdo podem ser ajustados separadamente para a frente e para trás até 100 milímetros, os ângulos dos encostos dos bancos são ajustáveis e rebatíveis na proporção de 40:20:40, enquanto os apoios de cabeça são ajustáveis em altura.

A bagageira alberga 825 litros (chegando aos 2055 litros com a segunda fila de bancos rebatida para baixo). Em conjunto com a suspensão pneumática AIRMATIC, a traseira do veículo pode ser rebaixada em cerca de 40 milímetros utilizando um interruptor, para uma maior facilidade de carregamento e descarregamento.

A terceira fila de dois bancos é opcional, aumentando a versatilidade deste modelo.

Em estreia, também a terceira fila opcional de bancos. Graças à função Easy Entry da segunda fila de bancos totalmente ajustável eletricamente, os dois passageiros nos últimos lugares podem alcançar confortavelmente os seus bancos.

Tecnologia EQ Boost

No lançamento, no início de 2019, o GLE contará com o novo motor a gasolina de seis cilindros em linha, seguindo-se outros motores incluindo Diesel e uma versão híbrida Plug-in.

O destaque inicial vai para o GLE 450 4MATIC com motor a gasolina de seis cilindros associado com sistema elétrico de 48 V com uma potência combinada de 367 CV e binário máximo de 500 Nm, dispondo ainda de mais 250 Nm e de 22 CV adicionais em curtos espaços de tempo graças ao denominado EQ Boost, basicamente um incremento momentâneo de potência e binário por acionamento elétrico.

O motor de arranque/alternador integrado (ISG) é responsável pelas funções híbridas como o EQ Boost ou a recuperação de energia, que permitem economizar combustível a um nível que anteriormente só era possível com recurso a tecnologia híbrida de alta tensão.

Numa fase posterior será acrescentada ao portfólio de motorizações uma variante Plug-in com “autonomia elevada”, mas ainda não declarada.

O ISG elimina a necessidade de uma correia de acessórios na dianteira do motor, reduzindo desta forma o seu comprimento total. Essa redução, juntamente com a separação física entre a admissão e o escape, cria espaço para a instalação do sistema de pós-tratamento dos gases de escape junto ao motor. O sistema elétrico de bordo de 48 V serve não só para os componentes que consomem uma elevada quantidade de energia como a bomba de água e o compressor do ar condicionado, mas também para o Motor de Arranque/Alternador Integrado (ISG) que também fornece energia à bateria através da recuperação altamente eficiente de energia.

O consumo médio de combustível nesta versão varia entre os 8,3 e os 9,6 l/100 km, enquanto as emissões de CO2 variam entre 190 e os 220 g/km.

Todas as variantes do novo GLE recorrem a caixa de velocidades automática 9G-TRONIC, com escalonamento definido para maior eficiência energética. Com os motores de quatro cilindros, o sistema de tração integral 4MATIC é fornecido com uma caixa de transferência que transmite o binário aos eixos numa relação de transmissão fixa de 50:50. As rodas com tendência para patinar são travadas através da intervenção dos travões na roda relevante.

O interior, de acordo com a marca de Estugarda, é ainda mais espaçoso e confortável, com uma terceira fila de bancos disponível como opção. O sistema de infoentretenimento integra ecrãs de grandes dimensões, um ecrã a cores com uma resolução de 720×240 pixels e o MBUX Interior Assistant, que pode reconhecer os movimentos da mão e do braço e assiste nas intenções de operação.

Head-up display mais avançado

Também disponível está a próxima geração do ecrã head-up display, com resolução de 720×240 pixels, evitando que o condutor desvie a sua atenção do trânsito. Além disso, tem um sistema de projeção diferente que visa reduzir a fadiga do olhar: um sistema de lentes e espelhos projeta uma imagem a cores de cerca de 45 x 15 centímetros no para-brisas. Aos olhos do condutor aparenta flutuar acima do capot a uma distância de cerca de três metros.

A imagem virtual é 20% mais brilhante para uma melhor compreensão em condições de elevada luminosidade e tem espaço para mais informação sobre, por exemplo, a atual fonte de áudio, a atual chamada telefónica efetuada e recebida e ainda o estado da bateria do telemóvel ligado. Além disso, indica o tempo de chegada e a distância para o destino se o guia de percurso estiver ativo. O condutor poderá selecionar a informação considerada relevante, incluindo o conteúdo adicional para condução fora de estada como a inclinação do veículo, a distribuição do binário e as forças de aceleração.

Assistência para congestionamentos de trânsito

O novo GLE estreia a última geração dos sistemas de assistência à condução Mercedes-Benz que colaborativamente assistem o condutor. O SUV assiste o condutor, pois o controlo do congestionamento em autoestrada começa agora com significativa antecipação, incluindo a assistência em trânsito para-arranca e após o descongestionamento do trânsito.

Isto porque, quando o Active Distance Assist DISTRONIC com adaptação da velocidade em função do percurso está ativo, o novo GLE pode reconhecer e atuar perante congestionamentos de trânsito ou trânsito lento com o auxílio da função LiveTraffic antes do condutor detetar o perigo. Quando um congestionamento de trânsito é detetado (e se o condutor não escolher uma resposta diferente), o DISTRONIC reduz a velocidade para cerca de 100 km/h como medida de precaução. Isto confere ao Active Brake Assist margem para travar atempadamente o veículo até à sua imobilização quando a cauda de um congestionamento de trânsito é detetada.

Quando o veículo é conduzido em trânsito congestionado (onde existam marcas rodoviárias), o Active Stop-and-Go Assist poderá efetuar substancialmente as tarefas de manter o veículo na faixa de rodagem e manter a distância de segurança a velocidade de cerca de 60 km/h. O início da marcha pode ser automático até um minuto após o veículo ter parado.

Curva e contracurva

Opcionalmente, a suspensão opcional E-Active Body Control é agora combinada com a recém-desenvolvida suspensão pneumática Airmatic, em que as forças da mola e de amortecimento podem ser individualmente controladas em cada roda. Graças a isso, contrariam o adornar da carroçaria e a oscilação vertical e o afundamento. Em conjunto com o Road Surface Scan e a função de inclinação em curva ‘Curve’.

O E-Active Body Control no GLE também integra a função de inclinação em curva – tal como um motociclo, o GLE inclina-se para o lado das curvas e portanto permite curvar em três fases praticamente sem força centrífuga. Se o GLE estiver equipado com uma câmara multifunções estéreo, a função Road Surface Cam torna-se possível: a câmara lê continuamente a superfície da estrada, a suspensão responde antecipadamente a quaisquer ondulações antes de o veículo passar sobre as mesmas, sendo substancialmente compensadas.

Além do E-ACTIVE BODY CONTROL, estão disponíveis as igualmente recém-desenvolvidas suspensões com molas helicoidais e AIRMATIC com Adaptive Damping System Plus (ADS+).

O E-Active Body Control foi desenvolvido internamente pela Mercedes-Benz, operando com uma tensão elétrica de 48 V e está disponível como equipamento opcional em todas as versões de motores com seis e mais cilindros. Em superfícies de estrada em má conservação, o sistema tem capacidade para recuperar energia, reduzindo os seus requisitos aproximadamente a metade quando comparados com o sistema anterior equipado no Classe S.

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