Mercedes-Benz testa camião elétrico para longas distâncias

18/06/2022

A Mercedes-Benz está a testar o camião eActros LongHaul, que terá um peso bruto total de 40 toneladas e autonomia de 500 km e deverá ser produzido a partir de 2024.

Após o lançamento do camião eActros (que, em breve contará com versões adicionais, o eActros 300 e o eActros 400) para serviços de transporte de distribuição pesada em 2021, a Mercedes-Benz Trucks está a avançar para a introdução de modelos elétricos adicionais.

Para o segmento de longo percurso, o eActros LongHaul é a proposta da marca, com uma autonomia de cerca de 500 km com uma carga de bateria, estando previsto a sua entrada em produção em 2024.

Os primeiros protótipos deste camião de 40 toneladas já estão em testes internos e os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks planeiam iniciar os testes em vias públicas este ano.

Carregamentos de alto desempenho

O eActros LongHaul vai contar com carregamentos de alto desempenho – apelidada de “recarga megawatt”.

Para esse carregamento, a Mercedes-Benz Trucks está a trabalhar em conjunto com a Siemens Smart Infrastructure, ENGIE e EVBox Group.

Em termos de carregamento público para transporte de longa distância, a Daimler Truck, o Traton Group e o Volvo Group assinaram um acordo vinculativo para estabelecer uma joint venture com vista ao desenvolvimento e operação de uma rede pública de carregamento de alto desempenho para camiões e autocarros de longo curso, 100% elétricos, na Europa. Esta rede de carregamento estará disponível para os operadores de frotas na Europa, independentemente da marca.

O objetivo do projeto “High-Performance Charging in Long-Haul Truck Transport” (HoLa), com a participação da Daimler Truck e sob a égide da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), é planear, erguer e operar uma infraestrutura de carregamento selecionada de alto desempenho para transporte de veículos pesados elétricos de longa distância.

Dois pontos de carregamento de alto desempenho com o Megawatt Charging System (MCS) devem ser montados em quatro locais na Alemanha e testados em situações do mundo real. Vários outros parceiros da indústria e pesquisa, que pertencem ao consórcio, estão igualmente envolvidos no projeto.