Mercedes-Benz vai construir fábrica de reciclagem de baterias

13/03/2023

A Mercedes-Benz deu início à construção de uma fábrica de reciclagem de baterias na Alemanha. O desmantelamento mecânico de baterias deverá iniciar-se ainda este ano.

A Mercedes-Benz celebrou a cerimónia de lançamento da sua nova fábrica inovadora de reciclagem de baterias em Kuppenheim, Alemanha, reduzindo o consumo de recursos naturais e estabelecendo um ciclo fechado nas matérias-primas para o fabrico de baterias com a reciclagem das mesmas.

A entrada em funcionamento da primeira fase da fábrica – desmantelamento mecânico de baterias de veículos elétricos – está prevista para o final deste ano. Em função do resultado das promissoras discussões com o setor público, apenas alguns meses mais tarde será criada uma instalação-piloto de hidrometalurgia. Atualmente, esta abordagem inovadora para um conceito de reciclagem integrada dentro de uma única fábrica, é única na Europa.

mercedes-benz

No futuro, a fábrica de reciclagem de baterias da Mercedes-Benz em Kuppenheim irá abranger todos os passos: desde o desmantelamento ao nível dos módulos, passando pela trituração e secagem, até ao processamento das matérias-primas finais para o fabrico de baterias. O processo hidrometalúrgico com uma taxa de recuperação superior a 96% permite uma verdadeira economia circular das matérias-primas para o fabrico de baterias. A Mercedes-Benz está a cooperar com o parceiro tecnológico Primobius (consórcio entre a empresa de engenharia mecânica alemã SMS Group e a empresa australiana criadora do projeto Neometals). No âmbito do abrangente projeto de investigação científica, todo o processo de reciclagem de baterias também é considerado, onde se incluem, entre outros, o desenvolvimento dos conceitos de logística, a reciclagem sustentável das valiosas matérias-primas e a reintegração dos materiais reciclados na produção de novas baterias. Desta forma, os parceiros estão a dar um importante contributo para a expansão futura da indústria de reciclagem de baterias na Alemanha.

A fábrica-piloto deverá ter uma capacidade anual de 2.500 toneladas. Os materiais reciclados serão reintroduzidos no ciclo de reciclagem para a produção de mais de 50.000 módulos de bateria para os novos modelos da Mercedes-Benz. Com base nos resultados de investigação da fábrica-piloto, os volumes de produção podem ser expandidos no médio e longo prazo.

mercedes-benz

A Mercedes-Benz está a investir dezenas de milhões de euros na construção da central elétrica neutra em CO2, que é financiada pelo Ministério da Economia e Proteção Climática da Alemanha no âmbito de um projeto de investigação científica. Este investimento reforça a função das instalações de Kuppenheim no seio da rede mundial de produção da Mercedes-Benz e assinala uma etapa crucial para a estratégia empresarial sustentável da Mercedes-Benz na transição para a produção exclusiva de veículos elétricos.

Na cerimónia estiveram presentes Jörg Burzer, membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Group AG e responsável pelo departamento de gestão da produção e cadeia de aprovisionamento, e ainda Michael Brecht, presidente do sindicato de trabalhadores da fábrica de Gaggenau, à qual a fábrica de Kuppenheim está associada. Na cerimónia estiveram ainda presentes Thekla Walker, Ministra do Ambiente, Proteção Climática e Energia de Baden-Württemberg, e ainda outros convidados de honra.