Mercedes-Benz Vision EQXX fez mais de 1000 quilómetros com um único carregamento.

15/04/2022

Automóvel elétrico da Mercedes-Benz realizou uma viagem de 1008 km entre Estugarda e Cassis, no sul de França. E ainda tinha autonomia para mais 140 km!

“Conseguimos! Percorremos mais de 1.000 quilómetros com facilidade com uma única carga de bateria e um consumo de apenas 8,7 kWh/100 km em condições de trânsito reais!”. Ola Källenius, presidente do conselho de administração do Presidente do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, foi o primeiro a celebrar o feito notável do Vision EQXX, o automóvel da marca da estrela mais eficiente de sempre e também o elétrico recordista de autonomia.

“Fixa um marco no desenvolvimento de veículos elétricos. E sustenta o nosso objetivo estratégico de ‘liderar em eletricidade’”, avisou o executivo após a conclusão do teste dinâmico que levou o Vision EQXX desde Sindelfingen, na Alemanha, nos arredores de Estugarda, ao norte da Itália, pelos Alpes suíços, para depois rumar à Cote D’Azur, no sul de França, onde colocou ponto final na maratona de quase 12 horas de condução (só com duas pausas de 15 minutos cada), sem parar para carregar a bateria.

À chegada, depois de percorridos o Vision EQXX tinha ainda 15% da energia disponível, valor que equivale a cerca 140 km de autonomia.

O trajeto incluiu diferentes tipos de cenários, desde autoestradas alemãs sem limite de velocidade, onde o Vision EQXX acelerou ao 140 km/h, às curvas e contracurvas das estradas de montanha.

Laboratório de eficiência

Apresentado antes da Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES), o Vision EQXX é precisamente uma visão daquilo que poderão ser os automóveis elétricos do futuro, focando-se na eficiência. A vertente aerodinâmica é extremamente evoluída, com linhas afiladas, jantes cobertas para melhorar o fluxo de ar e uma secção traseira de ‘cauda’ longa para fomentar essa mesma eficiência em redor da carroçaria. O valor apresentado pela Mercedes-Benz é referencial: coeficiente aerodinâmico de apenas 0.17 Cd.

A bateria de tração usada neste Vision EQXX tem uma capacidade próxima dos 100 kWh, mas com um volume reduzido em 50% e um peso inferior em 30% em relação à da berlina de luxo que se encontra à venda no mercado – o seu peso é de apenas 495 kg.

O sistema motor foi desenvolvido totalmente pela Mercedes-Benz, que sem revelar muitos detalhes técnicos fez saber que terá uma potência em redor dos 150 kW (204 CV).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.