Metro de Lisboa terá Linha Violeta. Vai ligar Loures a Odivelas

10/01/2023

A futura Linha Violeta do Metro une os concelhos de Loures e Odivelas e terá cerca de 13 km e 19 estações. Conheça os pormenores do projeto.

O Metropolitano de Lisboa está a trabalhar no crescimento da sua rede, tendo planos para a criação de uma nova linha de metro (Linha Violeta), em articulação com os municípios de Loures e Odivelas, a ligar Odivelas a Loures em 2025.

O plano está em consulta pública, sendo mais concretamente uma Linha de Metro Ligeiro, como é explicado no Resumo Não Técnico que integra o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto do Transporte Coletivo em Sítio Próprio (TCSP).

O projeto abrange as seguintes freguesias:

• Concelho de Loures: Loures; Santo Antão e Santo António do Tojal; e Santo António dos Cavaleiros e Frielas.

• Concelho de Odivelas: Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto; Odivelas; Ramada e Caneças.

A Linha Violeta apresenta cerca de 13 km de extensão, predominantemente à superfície (8,6 km), mas também com troços em trincheira (0,4 km), em viaduto (0,4 km) e quatro troços em túnel (aproximadamente 3,7 km).

O traçado proposto tem como objetivo servir os grandes núcleos populacionais de Loures e Odivelas, fazendo a ligação entre as freguesias com maior densidade urbana e ligando os mais importantes polos de serviços e comércio.

Esta Linha de metro ligeiro engloba das 19 (dezanove) estações, sendo 3 estações subterrâneas, 2 em trincheira e 14 à superfície. Onze estações serão no concelho de Loures e oito no concelho de Odivelas:

A NOVA LINHA DE METRO LIGEIRO TERÁ 13,077 KM, SENDO 28% DO TRAÇADO SUBTERRÂNEO, 66% À SUPERFÍCIE, 3% EM VIADUTO E OUTROS 3% EM TRINCHEIRA.

A Linha Violeta terá ainda 4 troços em túnel:

A Linha Violeta inicia-se junto ao Hospital Beatriz Ângelo, passa pela Ramada e faz uma importante interface na zona central de Odivelas com a Linha Amarela da Rede do Metropolitano de Lisboa, continuando ao longo do eixo Póvoa de Santo Adrião- Santo António dos Cavaleiros – Loures e Infantado junto à zona comercial e em grande expansão urbana, e terminando no PMO-Quinta das Carrafouchas.

► Implantação da Linha Violeta (linha de Metro Ligeiro) sobre extrato da Carta Militar (escala 1:25 000).► A Linha Violeta está marcada com cores diferentes, consoante o traçado se faz em túnel (a rosa), à superfície (amarelo), em trincheira (laranja) e em viaduto (azul claro).

► As 19 estações estão todas representadas a azul, com os respetivos nomes, sendo 11 estações em Loures e 8 estações em Odivelas.

A futura “Odivelas Estação”’ da Linha Violeta ficará muito próxima da ‘Estação Odivelas’ da Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa, permitindo uma ligação fácil entre as duas linhas.

No final da Linha Violeta, haverá uma área para implantação do Parque de Material (circulante) e Oficinas (PMO) na Quinta das Carrafouchas, numa área a sul da R. Francisco Cannas.

O PMO é um local de estacionamento dos veículos do Metro Ligeiro, elétricos, quando não se encontram em funcionamento. Na área do PMO haverá também uma área de oficinas para a manutenção dos veículos da Linha.

Quando é que o projeto ficará pronto?

A duração total prevista para a obra de construção da Linha Violeta é de aproximadamente 30 meses, com início no primeiro trimestre de 2024 e término no segundo semestre de 2026, de modo a poder usufruir do PRR Português.

Na tabela abaixo apresenta-se a duração (aproximada) por intervenção e por troço da Linha Violeta. Parte das intervenções elencadas ocorrerão em simultâneo ao longo dos referidos 30 meses.

Qual o valor do investimento?

O investimento relativo à implementação da Linha Violeta previsto no âmbito do PRR é de 250 milhões de euros. Adicionalmente, para as componentes de reordenamento urbano e rodoviário e expropriações estimam-se os seguintes valores:
• Município de Loures: 80 milhões de euros.
• Município de Odivelas: 70 milhões de euros.