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Miataland: Um hotel de excelência para os aficionados do Mazda MX-5

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Não precisa ser um aficionado do Mazda MX-5, basta adorar automóveis para ficar fascinado com o único hotel do mundo, onde o tema central é o modelo da marca nipónica. Este hotel está situado em Perugia, em Itália, numa zona dominada pelas vinhas.

Na colecção do hotel estão mais de 40 automóveis, sendo a última aquisição um Mazda MX-5 30th Anniversary com o número 0268. A paixão de Andrea Mancini, o dono do hotel, pelo MX-5 começou logo quando o modelo foi apresentado, em 1989. No entanto, não pode adquirir logo um. Foi só a meio dos anos 90 que teve o seu primeiro MX-5, quando era vendedor num concessionário Ford e uma senhora deu à retoma um MX-5 NA na compra de um Ford Ka. Este foi o único MX-5 que Andrea vendeu, para adquirir um da geração NB, desde então tem acumulado bastantes exemplares do modelo.

A base para a fundação da Miataland está numa quinta com mais de 200 anos, daí o edifício seguir a veia rústica. Quando adquiriu a propriedade, um dos pormenores que saltou à vista foram os estábulos. Andrea foi no dia seguinte ver quantos MX-5 poderiam caber dentro dos antigos estábulos.

O hotel tem somente seis quartos e Andrea não pretende quantidade, mas sim qualidade e é impossível não o ter, quando o tema central é o pequeno modelo descapotável nipónico. Nenhum pormenor escapou: as camas estão pintadas nas cores originais do MX-5, bancos originais do MX-5 a servir de cadeiras, e muitas outras peças do MX-5 com outra utilidade.

Na zona inferior, está o local da memorabilia com várias miniaturas de modelos Mazda, mas com outros exemplares também presentes, como o Ferrari F40 e Ford GT40. Seguem-se vários livros escritos sobre o modelo em inglês, italiano ou japonês. Andrea também gosta de coleccionar volantes, e tem alguns pendurados numa parede.

Na colecção não estão presentes somente MX-5 convencionais, havendo vários modelos raríssimos e outros únicos. Exemplo disso é o MX-5 com o kit de carroçaria da NOPRO vindo do Japão ou o MegaMonster, um MX-5 com um motor V8 de 5.0L e compressor, podendo debitar 430cv, oriundo, claro está, dos EUA. Tem dois MX-5 que fazem lembrar os desportivos ingleses, um MX-5 Pit Crew e um MX-5 Frogeye Sprite. Além deste, tem ainda um MX-5 britânico com um kit que faz lembrar o Ferrari 250 GTO.

Mas não existem só modelos transformados. Andrea tem presente dois MX-5 da M2, uma marca criada pela Mazda para produzir automóveis mais luxuosos, por forma para rivalizar com a Acura e a Lexus. No entanto, a M2 produziu poucos exemplares, cerca de 300. Este M2 MX-5 tem jantes em magnésio, bancos que pesam 4,2kg ao invés de 12kg, novas árvores de cames, escape menos restrito e um novo diferencial. Não tinha direcção assistida, para dar maior prazer de condução. Estes MX-5 custavam o dobro do preço de um MX-5 regular. Apesar disso, a Mazda teve 584 encomendas, com um depósito de cinco mil dólares cada, mas a Mazda somente fez as prometidas 300 unidades, tendo de reembolsar as 284 pessoas que não conseguiram adquirir um, com uma carta de pedido de desculpas e uma miniatura do modelo.

Posteriormente, a M2 produziu mais 184 exemplares bastante mais luxuosos, com madeira de piano da Yamaha, sendo que em 1999 a M2 foi extinta. Escusado será dizer, que os dois exemplares do M2 MX-5 presentes na colecção são um de cada modelo.

Outro modelo raro é o MX-5 ND Yamamoto Signature Edition, que só foram produzidos quatro exemplares, para comemorar a retirada do icónico engenheiro chefe do MX-5, com uma pintura preta e pneus semi-slicks Toyo. Além destes tem ainda um MX-5 NA J-Limited de 1991 e um Mazdaspeed MX-5 NB, a única versão oficial equipada com turbo.

A Miataland é um bom local para fugir da rotina tradicional e viver experiências únicas, tanto para quem gosta de automóveis no geral, como para aficionados do MX-5.