Midsummer, a celebração intemporal da Morgan e da Pininfarina

21/05/2024

A Morgan Motor Company e a Pininfarina acabam de apresentar o Midsummer, criado em celebração da época dourada das barchetta europeias, e limitado a apenas 50 exemplares.

O Midsummer – projecto especial da Morgan – demonstra a flexibilidade do design da marca ao mesmo tempo que exibe a rara habilidade dos artesãos que moldam manualmente cada elemento da distinta carroçaria, baseado na mais recente plataforma da Morgan, e apresentando um motor turbo de seis cilindros com uma transmissão automática de oito velocidades.


Massimo Fumarola, Director Executivo da Morgan Motor Company, afirmou: “Estamos incrivelmente orgulhosos de apresentar o Midsummer, um projecto especial de edição limitada que celebra dois séculos de fabrico de carroçarias e representa a personificação dos valores centrais da Morgan e o auge das habilidades artesanais da sua talentosa equipa. O Midsummer é dedicado a indivíduos entusiastas que desfrutarão de uma experiência de condução pouco convencional, sensorial e analógica. Ao identificar e reinterpretar os ideais admirados da Morgan, o Midsummer transforma o nosso legado numa estética encantadora, sofisticada e intemporal.”

Já Giuseppe Bonollo, Vice-Presidente Sénior de Vendas e Marketing da Pininfarina, expressou: “Juntamente com a Morgan, temos um grande orgulho em liderar o movimento de construção de carroçarias. Esta colaboração combina a filosofia de 115 anos da Morgan no fabrico de carroçarias com a tradição de quase 95 anos da Pininfarina no design e construção de veículos personalizados. O já único legado dos dois fabricantes de automóveis, uma vez combinado, produz um resultado inigualável na nossa indústria. Através da sinergia perfeita entre as nossas equipas e a paixão partilhada de ambas as marcas, emerge uma nova obra-prima, que combina a herança britânica com o design intemporal da Pininfarina. O próximo Midsummer, adornado com o emblema ‘Pininfarina Fuoriserie’, um absoluto inédito num automóvel de produção, está destinado a alcançar o estatuto de culto.”

O design impressionante do Midsummer é o resultado de uma intensa colaboração, na qual incontáveis horas foram dedicadas à exploração de cada marca, de forma a compreender a filosofia e a história subjacente a cada empresa. Esta exploração incluiu a compreensão do património, das capacidades e das intenções futuras de cada empresa durante numerosas visitas recíprocas. O resultado é um modelo que permanece fiel aos princípios da Morgan, mas que antecipa elementos-chave da futura linguagem de design da marca, impregnados com o estilo e a pureza do design da Pininfarina.

Elegância Excêntrica

A presença do Midsummer é mais evidente no ângulo traseiro de três quartos: a partir deste ângulo, as proporções, novas superfícies e linha de ombro tornam-se mais aparentes. As proporções delicadas, mas exageradas, do Midsummer conferem-lhe uma elegância excêntrica, reminiscente dos designs icónicos da Pininfarina e evocativa de uma era de design automóvel dos finais dos anos 30 e início dos anos 40. As novas superfícies, particularmente visíveis nas asas dianteiras e traseiras, dão uma antevisão subtil da evolução da linguagem de design da Morgan. O Midsummer também introduz uma linha de ombro ao perfil lateral instantaneamente reconhecível de um Morgan, possibilitada pela introdução de estruturas de madeira expostas e necessária como um dos elementos definidores de um estilo barchetta.

Passando para o perfil lateral, a forma da asa existente da Morgan é aparente, mas introduz linhas subtilmente manipuladas. As alterações às asas foram projectadas por requisitos aerodinâmicos, mais notáveis no ‘levantamento’ à frente das rodas dianteiras e traseiras, cujas linhas mais íngremes ajudam a manter o ar turbulento longe do painel. A optimização aerodinâmica aproveitou as competências únicas da Pininfarina neste campo, sendo que no painel acima mencionado está posicionado o emblema Pininfarina Fuoriserie.

Um dos elementos mais impactantes do Midsummer é a utilização de madeira no exterior da carroçaria. Embora a madeira seja comum nos desportivos da Morgan, o seu papel tem permanecido exclusivamente dentro da estrutura do corpo de cada veículo, actuando como um suporte para os painéis de alumínio serem moldados à mão. Esta utilização significa que sempre esteve oculta da vista.

Porém, o estilo barchetta do Midsummer proporcionou uma oportunidade para utilizar madeira de forma a criar uma linha de ombro, acentuando o perímetro do cockpit e mostrando visivelmente a habilidade dos artesãos da Morgan. Esta aplicação presta homenagem à longa relação estabelecida pela Morgan com a madeira, um desejo expresso pela Pininfarina nas fases iniciais do projeto.

O Midsummer eleva ainda a mistura única da Morgan de artesanato tradicional e tecnologia moderna para patamares ainda maiores, não apenas dentro do próprio veículo, mas também na maneira como este foi projectado e nos métodos que produzirão cada um dos 50 exemplares. Para perseguir um design tão impressionante, foi necessária uma profunda inovação em engenharia para superar desafios e criar soluções, muitas das quais são invisíveis, mas vitais. Embora a Morgan e a Pininfarina tenham trabalhado juntas no design do Midsummer, a Morgan liderou a engenharia devido aos seus métodos de produção particulares.

Serão produzidos apenas 50 Midsummer, todos já vendidos a clientes durante uma série de sessões de apresentação exclusivas. Mantendo-se próximo ao projecto, cada cliente beneficiará de uma consulta individual com os designers da Morgan para o ajudar a personalizar o seu Midsummer. Estas discussões criativas ajudarão a transformar a visão de cada cliente em realidade, garantindo que cada Midsummer seja verdadeiramente único.

A produção começa em 2024, o 115º ano da Morgan, e será concluída durante o próximo ano. A primeira apresentação pública do Midsummer está prevista para o Goodwood Festival of Speed de 2024, a ser realizado em Julho.

Morgan_Midsummer_Studio_042-scaled
Morgan_Midsummer_Studio_026-scaled
Morgan_Midsummer_Studio_010-scaled
Morgan_Midsummer_Studio_001-scaled
Morgan_Midsummer_Studio_012-scaled
Morgan_Midsummer_Studio_034-scaled
Morgan_Midsummer_Studio_002-scaled
Morgan_Midsummer_Studio_041-scaled