Depois de um sábado fantástico, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) assegurou a sua 25ª vitória na categoria rainha. O #1 esteve imparável no Motorrad Grand Prix von Österreich e cruzou a linha de meta para terminar à frente de Jorge Martin (Prima Pramac Racing) em segundo, com o #89 a mostrar um ritmo forte na fase inicial do Grande Prémio, mantendo Bagnaia honesto durante todo o tempo. É um fim de semana crucial para o Campeonato, com Bagnaia a sair da Áustria com cinco pontos de vantagem depois de um Domingo impressionante.
Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) ocupou o último lugar do pódio em terceiro, dando continuidade a uma excelente série de resultados após um grande arranque e bom ritmo. A Besta continua em terceiro na classificação do Campeonato depois de terminar à frente de Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™), que ficou em quarto depois de um domingo dramático, com um problema no arranque.
O palco estava montado no Red Bull Ring e quando as luzes se apagaram foi Martin que liderou o seu rival pelo título, Bagnaia, na Curva 1. Contudo, houve drama para Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™), que entrou em contacto com Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) na Curva 1, fazendo com que o #93 caísse para14º.
Marc Marquez começou a recuperar posições, entrando no Top 10 na Volta 4 depois de encontrar uma brecha na armadura de Pol Espargaro (Red Bull KTM Factory Racing). Entretanto, Maverick Viñales e Aleix Espargaro, da Aprilia Racing, começaram a lutar, com o #93 a apanhar a dupla da Noale Factory e a saltar para sétimo lugar.
Brad Binder e Jack Miller, da Red Bull KTM Factory Racing, começaram a lutar, com o sul-africano a entrar em quarto, enquanto Miller ficou atrás de Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team). As coisas pioraram para Miller, que perdeu a frente na Curva 2a, caindo fora da competição na 11ª volta.
Entretanto, a dupla da Aprilia continuou a lutar, com Viñales a roubar o sétimo lugar ao #41 na Volta 16. À frente na pista, Marc Marquez começou a colocar Bezzecchi sob pressão, colocando a mira no P5 antes de fazer a manobra na Volta 17. O oito vezes Campeão do Mundo rapidamente apanhou Binder, conquistando o quarto lugar na Volta 18.
Bagnaia controlou o ritmo na frente, criando uma margem de dois segundos – rodando consistentemente dentro da faixa de 1:29. No entanto, a cinco voltas do final, Martin fez uma última tentativa de reduzir a diferença.
À entrada para a última volta, o #1 aumentou a diferença para dois segundos, com ninguém a conseguir igualar o ritmo implacável de Bagnaia no Red Bull Ring. Ao cruzar a linha de meta, o italiano conquistou a vitória, alargando a sua série em Spielberg e batendo Martin, com o #89 a cruzar a linha de meta em segundo. Entretanto, Bastianini recebeu a bandeirada em terceiro, reclamando o último lugar do pódio depois de mais um forte fim de semana da Besta.
Marc Marquez continuou o seu ataque no final do Grande Prémio, cruzando a linha em quarto, mais seis segundos atrás de Bastianini. O #93 completou uma brilhante corrida de recuperação, cruzando a linha de meta na frente de Binder, que completou os cinco primeiros na linha de meta depois de ter partido da P12 da grelha. A #33 foi a melhor KTM na Áustria, cruzando a linha de meta à frente de Bezzecchi em sexto e Viñales em sétimo. A #12 foi a melhor Aprilia e ficou à frente de Morbidelli, com o italiano a mostrar um ritmo incrível no final da corrida. Morbidelli ficou na frente de Aleix Espargaro em nono, com o último lugar entre os 10 primeiros a ser ocupado por Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™).
Mais atrás, Pol Espargaro caiu para11º e colocou Morbidelli sob pressão na fase final do Grande Prémio. Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) também continuou a lutar nas últimas voltas, cruzando a linha de meta em13º , à frente de Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda LCR), que somou mais pontos em14º. No entanto, o domingo seria um final dececionante para Raul Fernandez (Trackhouse Racing) e Luca Marini, da Repsol Honda Team, depois de terem abandonado nas boxes.