Miguel Oliveira (Aprilia) termina MotoGP da Áustria em 12º lugar

19/08/2024

O português Miguel Oliveira (Aprilia) terminou no 12.º lugar o Grande Prémio da Áustria de MotoGP, da 11.ª etapa do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade vencida pelo italiano Francesco Bagnaia (Ducati).

 

Depois de um sábado fantástico, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) assegurou a sua 25ª vitória na categoria rainha. O #1 esteve imparável no Motorrad Grand Prix von Österreich e cruzou a linha de meta para terminar à frente de Jorge Martin (Prima Pramac Racing) em segundo, com o #89 a mostrar um ritmo forte na fase inicial do Grande Prémio, mantendo Bagnaia honesto durante todo o tempo. É um fim de semana crucial para o Campeonato, com Bagnaia a sair da Áustria com cinco pontos de vantagem depois de um Domingo impressionante.

Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) ocupou o último lugar do pódio em terceiro, dando continuidade a uma excelente série de resultados após um grande arranque e bom ritmo. A Besta continua em terceiro na classificação do Campeonato depois de terminar à frente de Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™), que ficou em quarto depois de um domingo dramático, com um problema no arranque.

O palco estava montado no Red Bull Ring e quando as luzes se apagaram foi Martin que liderou o seu rival pelo título, Bagnaia, na Curva 1. Contudo, houve drama para Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™), que entrou em contacto com Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) na Curva 1, fazendo com que o #93 caísse para14º.

Bagnaia lançou o seu ataque na Volta 2, ultrapassando na Curva 1 e pressionando fortemente durante todo o sector de abertura. Martin respondeu na Curva 9, passando brevemente o italiano nos travões antes de Bagnaia recuperar a P1. Enquanto isso, Bastianini (sentado em terceiro, observando os dois primeiros no duelo do Campeonato.

Marc Marquez começou a recuperar posições, entrando no Top 10 na Volta 4 depois de encontrar uma brecha na armadura de Pol Espargaro (Red Bull KTM Factory Racing). Entretanto, Maverick Viñales e Aleix Espargaro, da Aprilia Racing, começaram a lutar, com o #93 a apanhar a dupla da Noale Factory e a saltar para sétimo lugar.

Brad Binder e Jack Miller, da Red Bull KTM Factory Racing, começaram a lutar, com o sul-africano a entrar em quarto, enquanto Miller ficou atrás de Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team). As coisas pioraram para Miller, que perdeu a frente na Curva 2a, caindo fora da competição na 11ª volta.

Entretanto, a dupla da Aprilia continuou a lutar, com Viñales a roubar o sétimo lugar ao #41 na Volta 16. À frente na pista, Marc Marquez começou a colocar Bezzecchi sob pressão, colocando a mira no P5 antes de fazer a manobra na Volta 17. O oito vezes Campeão do Mundo rapidamente apanhou Binder, conquistando o quarto lugar na Volta 18.
Bagnaia controlou o ritmo na frente, criando uma margem de dois segundos – rodando consistentemente dentro da faixa de 1:29. No entanto, a cinco voltas do final, Martin fez uma última tentativa de reduzir a diferença.

À entrada para a última volta, o #1 aumentou a diferença para dois segundos, com ninguém a conseguir igualar o ritmo implacável de Bagnaia no Red Bull Ring. Ao cruzar a linha de meta, o italiano conquistou a vitória, alargando a sua série em Spielberg e batendo Martin, com o #89 a cruzar a linha de meta em segundo. Entretanto, Bastianini recebeu a bandeirada em terceiro, reclamando o último lugar do pódio depois de mais um forte fim de semana da Besta.

Marc Marquez continuou o seu ataque no final do Grande Prémio, cruzando a linha em quarto, mais seis segundos atrás de Bastianini. O #93 completou uma brilhante corrida de recuperação, cruzando a linha de meta na frente de Binder, que completou os cinco primeiros na linha de meta depois de ter partido da P12 da grelha. A #33 foi a melhor KTM na Áustria, cruzando a linha de meta à frente de Bezzecchi em sexto e Viñales em sétimo. A #12 foi a melhor Aprilia e ficou à frente de Morbidelli, com o italiano a mostrar um ritmo incrível no final da corrida. Morbidelli ficou na frente de Aleix Espargaro em nono, com o último lugar entre os 10 primeiros a ser ocupado por Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™).

Mais atrás, Pol Espargaro caiu para11º e colocou Morbidelli sob pressão na fase final do Grande Prémio. Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) também continuou a lutar nas últimas voltas, cruzando a linha de meta em13º , à frente de Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda LCR), que somou mais pontos em14º. No entanto, o domingo seria um final dececionante para Raul Fernandez (Trackhouse Racing) e Luca Marini, da Repsol Honda Team, depois de terem abandonado nas boxes.

Miguel Oliveira acabou a corrida no 12.º lugar, a 30,702 segundos do vencedor, melhorando uma posição face à ocupada na grelha de partida, contando agora 55 pontos na classificação de pilotos, mantendo-se como 13.ª classificado.

Depois de um fim de semana épico na Áustria, a próxima paragem em 2024 é no Grande Prémio GoPro de Aragão, dentro de duas semanas. Há apenas cinco pontos em jogo, com tudo o que resta por disputar, uma vez que o desporto mais emocionante do mundo continua a dar cartas.