De facto, em 2024 festeja-se o 70º aniversário da primeira vitória da Lancia na 1000 Miglia de 1954, com uma esplêndida barchetta Lancia D24 Spider, conduzida pelo piloto Alberto Ascari. A marca concluiu, nesse ano, um biénio como protagonista absoluta nas competições automóveis.
Um ano antes, em 1953, a Lancia havia vencido a Carrera Panamericana e o Targa Florio, tendo também registado a pole-position e a volta mais rápida nos 1000 km de Nürburgring. Já em 1954 juntou o triunfo na 1000 Miglia às vitórias no Rali de Monte-Carlo, no Giro di Sicilia, na Targa Florio e no Grande Prémio do Porto, ano em que fez, também, a sua estreia na Fórmula 1.
Entre 1927 e 1957, a 1000 Miglia era uma verdadeira jornada de velocidade, tornando-se, a partir de 1982, numa prova de regularidade, reservada a modelos que disputaram essa competição, ou que tenham sido produzidos nesse mesmo período de tempo.
Este ano, a Lancia fará alinhar um Lancia Aurelia B20 GT preto, de 1955, propriedade da Stellantis e atualmente alojado no seu Heritage Hub, em Turim, como a estrela da área temática “Style Marks”, que acolhe alguns dos exemplares de referência que deixaram a sua marca na história do design automóvel. Ao lado de um dos modelos desportivos por excelência da Lancia, no papel de “carro de apoio”, estará o novo Lancia Ypislon Edizione Limitata Cassina.
O primeiro carro da nova era da marca ostentará uma carroçaria em azul Lancia, cor histórica para a marca, fazendo a sua aparição nos dias em que as primeiras unidades estão a ser entregues aos concessionários de Itália.
A 42ª edição da 1000 Miglia terá início em Brescia, no dia 11 de junho, localidade a que regressará no dia 15, depois de paragens em Turim, Viareggio, Roma e Bolonha.