Mini Mustang Mach-E? Novo Ford baseado em plataforma VW já espreita

21/12/2022

A Ford usará a plataforma MEB do Grupo Volkswagen como base para a produção de modelos novos para a gama europeia, que pode incluir uma versão mais compacta do SUV Mustang Mach-E.

A Ford pretende tornar-se uma marca 100% elétrica na Europa a partir de 2030, mas tem pela frente uma grande empreitada com o lançamento de uma nova gama zero emissões, que será maioritariamente composta por crossovers e SUV.

Além do Mustang Mach-E, a marca da oval está a trabalhar no desenvolvimento de uma versão elétrica do Puma e dois crossovers baseados na plataforma MEB do Grupo Volkswagen.

O Puma elétrico para ocupar o lugar que vai ser deixado vago com a saída do Fiesta do catálogo europeu, enquanto os referidos crossovers compactos devem apresentar-se como alternativa ao Focus, que também deve despedir-se em breve.

Um dos crossovers, que serão montados na fábrica da Ford em Colónia, Alemanha, a partir de 2023, deve chamar-se Explorer Sport e vai concorrer com modelos como o Toyota bZ4X ou o Nissan Ariya, disponibilizando versões de duas e quatro rodas motrizes, com potências entre 150 e 300 cv, anunciando autonomia máxima de 500 km com uma carga de bateria.

Este compacto 100% elétrico vai também estrear a nova filosofia de estilo da marca, com a denominação “Active Adventure”.

A primeira imagem teaser deixa ver apenas um pouco da dianteira.