Publicidade Continue a leitura a seguir

Ministro indiano dos transportes quer trocar buzinas dos carros por flautas

Publicidade Continue a leitura a seguir

O ministro indiano dos transportes encontrou forma de travar o problema grave da poluição sonora no país: carros e motos terão buzinas com o som de flautas…

O Ministro dos Transportes na Índia, Nitin Gadkari, tem uma ideia que promete tornar mais habitáveis as cidades daquele país na Ásia Meridional. Qual o plano? Substituir todas as buzinas e sirenes dos veículos automóveis pelo som de flautas ou de uma sitar, um instrumento da família do alaúde e símbolo da música indiana.

Enquanto a ideia parece descabida, Gadkari é conhecido pelas reformas que já conseguiu implementar. Em 2017, proibiu o uso das luzes vermelhas de emergência no tejadilho de todos os carros de ministros, políticos e burocratas, colocando ponto final num privilégio que era visto como o derradeiro símbolo de status no país.

Agora, o seu novo alvo são as buzinas dos carros e motos. O The Hindu, o principal jornal diário indiano, revela que o ministro terá surgido com a ideia depois de mais uma manhã de ioga perturbada pelo som caótico do trânsito na cidade. “Um artista compôs uma versão de Akashwani, e estava a ser tocada cedo pela manhã. Estou a pensar usar essa melodia nas ambulâncias para que as pessoas se sintam agradadas”, disse Gadkari.

“Estou a estudar o assunto e brevemente penso fazer uma lei para que todas as buzinas de veículos devam ser sons de instrumentos indianos, para que se tornem mais agradáveis ao ouvido. Flauta, tabla, violino…”, acrescentou.