Mobi.e vai trabalhar em soluções de interoperabilidade entre Portugal e Espanha

21/04/2024

Memorando de entendimento entre Mobi.e e Atlante pretende melhorar a experiência dos utilizadores ibéricos de veículos elétricos, através de soluções de interoperabilidade.

 

A Mobi.e, a entidade pública gestora da rede de mobilidade elétrica, e a Atlante, do grupo italiano Nhoa, especialistas em armazenamento de energia, assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de desenvolver e implementar soluções de interoperabilidade entre Portugal e Espanha. O acordo pretende melhorar a experiência dos utilizadores ibéricos de veículos elétricos.

Para Luís Barroso, presidente da Mobi.e, “esta é a porta de abertura para a verdadeira interoperabilidade ibérica, e mais uma demonstração firme do caminho pioneiro que temos vindo a fazer a nível europeu. O nosso modelo é, desde a sua conceção há exatamente 13 anos, distinto de tudo o resto que se faz na Europa, e com isto estendemos ainda mais o alcance deste projeto verdadeiramente único. A Atlante viu a mais-valia que trazemos para a indústria, e isso para nós é um incrível sinal de que mais portas se poderão abrir no futuro”.

As duas organizações vão trabalhar para criar condições que permitam a qualquer utilizador de um veículo elétrico português ou qualquer cliente da Atlante, ibérico ou não, usufruir livremente dos postos de carregamento da rede Mobi.e em Portugal, bem como dos da empresa italiana em Espanha.

Neste contexto, a Atlante tem, igualmente, uma parceria com o Pingo Doce para a eletrificação de postos de carregamento nas suas lojas.

Giovanni Ravina, CEO para a Ibéria da Atlante, afirma que “firmar este memorando traz-nos um passo mais próximo da nossa missão de criar a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido do sul da Europa. A Mobi.e é uma parceira ideal no contexto atual da mobilidade elétrica ao nível mundial, pelo que estamos muito contentes por poder estender a nossa interoperabilidade e chegar a cada vez mais utilizadores”.

A formalização decorreu no evento MOBI.Connect, que celebrou o 13.º aniversário da Mobi.e e que juntou o ecossistema para discutir o futuro da mobilidade e os desafios impostos pelo novo Regulamento relativo à criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos, ou AFIR. Marcaram ainda presença na iniciativa parceiros comprometidos com a eletrificação da mobilidade em Portugal, como a Brisa, Pingo Doce SIBS, BYD, APOCME e I-Charging.