Mobilidade sustentável em Portugal alvo de estudo

17/09/2022

O estudo sobre mobilidade é apoiado pela Mobi.e. O desenvolvimento de infraestrutura para combustíveis alternativos é um dos temas a abordar.

A Mobi.e lançou um concurso público internacional para a elaboração de um estudo sobre a mobilidade sustentável em Portugal.

De acordo com a Mobi.e, este estudo deverá ser desenvolvido por uma equipa multidisciplinar com experiência comprovada em mobilidade, ordenamento do território, transição energética e em modelos económico-financeiros.

Um dos temas a abordar será o do desenvolvimento de infraestrutura para outros combustíveis alternativos.

A empresa ou consórcio vencedor deste concurso público internacional assinará um contrato com a Mobi.e por um período máximo de três anos, devendo apresentar a versão final do estudo ao fim de quatro meses. Nos dois anos seguintes à entrega do documento, terá de efetuar atualizações do estudo.

O concurso está limitado a um preço máximo de cem mil euros e encontra-se aberto na plataforma eletrónica de compras públicas acinGov (Procedimento CPI/1/2022). O prazo para apresentação de propostas termina a 12 de outubro.

De acordo com o presidente da Mobi.e, Luís Barroso, “com este estudo, em vésperas da entrada em vigor de um novo Regulamento Europeu, a Mobi.e quer dar um contributo objetivo a todos aqueles que acreditam numa mobilidade cada vez mais sustentável, disponibilizando um guia que permita ajudar a decidir que investimentos fazer em cada momento e que garanta o cumprimento das regras de neutralidade carbónica com que Portugal se comprometeu“.