Elon Musk confirmou que desenvolvimento do Tesla mais acessível está parado, para dar prioridade ao Optimus, um robô que substitui os humanos em trabalhos difíceis.

“A Tesla não está a trabalhar no carro de 25.000 dólares”. Elon Musk colocou assim um ponto final na especulação em torno do lançamento de um novo modelo de base de gama. A revelação foi feita durante a apresentação dos resultados de 2021, ano em que garantiu lucros recorde de 4.935 milhões de euros e quase um milhão de automóveis vendidos em todo o mundo.

O projeto do Tesla acessível, a custar cerca de 25.000 dólares, foi anunciado pelo próprio Elon Musk logo em 2018, em várias declarações que davam como certa a intenção da marca em democratizar o acesso ao veículo elétrico. Musk começou por anunciar o modelo como uma versão simplificada e mais compacta do Model 3, com uma bateria mais pequena e barata. Mas, quatro anos depois, o Model 2 não arrancou…

No referido evento com investidores e analistas, o homem forte da Tesla explicou que a marca não lançará nenhum modelo novo em 2022. Mais do que qualquer carro, agora a prioridade chama-se Optimus, um robô humanoide que Musk diz ter mais potencial de negócio do que os veículos elétricos da marca. “Se pensas na economia: a base é o trabalho. Então, o que acontece realmente se não tens escassez de mão de obra? É disso que trata o Optimus, é muito importante”, comentou.

O robô da Tesla vai usar Inteligência Artificial para “eliminar os trabalhos perigosos, repetitivos ou aborrecidos” para humanos. O líder da marca californiana de elétricos confirmou que o primeiro protótipo será apresentado este ano, incorporando muitas das tecnologias que são usadas nos carros, desde sensores, redes neurais e, claro, as baterias e sistemas elétricos.

O primeiro Tesla com duas pernas para andar

Apresentado pela primeira vez em agosto de 2021, o primeiro Tesla com pernas para andar vai ter um ecrã no lugar do rosto onde serão projetadas todas as informações úteis e mais revelantes. Terá a figura de um humano de estatura média, com uma altura de 1,76m e 57kg de peso, sendo capaz de transportar volumes até 20kg.

E será “pacífico”, garantiu Musk na apresentação, comentando que não será difícil de dominá-lo pela força e ou fugir dele. “Quem conseguir correr a mais de 8 km/h não terá qualquer problema”…

O robô bípede vai ter vários usos possíveis, desde as funções mais utilitárias, em tarefas repetitivas nas linhas de montagem de uma fábrica, por exemplo, ou como auxiliar em operações de salvamento, em situações difíceis ou perigosas para as pessoas, como são os casos de desastres naturais, de furacões e de tremores de terra.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.