Monarch Sno-Motor, um dos mais estranhos snowmobiles alguma vez construídos

18/10/2022

Para a locomoção em zonas remotas onde a neve é bastante persistente, foram desenvolvidos ao longo dos anos vários meios de transporte, uns mais eficazes que outros, onde eram implementadas tecnologias e desenhos que pareciam adequar-se da melhor maneira às necessidades dessas regiões.

Enquanto alguns modelos tinham por base automóveis convencionais, com a adição de skis e lagartas, outros eram construídos de raiz como o “snowmobile”. A ideia de construir um “snowmobile” partiu de Joseph-Armand Bombardier, em 1935, com o objectivo primordial das pessoas se deslocarem em caso de emergência. A proliferação destes meios de transporte veio com o Polaris Sno-Traveller, lançado em 1956.

Alguns veículos tiveram mais sucesso que outros e o Monarch Sno-Motor foi um dos casos em que teve pouco ou nenhum sucesso. A sua produção esteve a cargo da Monarch Forge and Machine Works, de Portland, no estado de Oregon, no final dos anos 30, na mesma altura em que despoletou a Segunda Guerra Mundial.

Foi desenhado por T. P. Flynn, com o objectivo de transportar troncos das montanhas mais remotas nos EUA. Tinha um design pouco usual, onde na sua secção frontal estava uma grande lagarta, com o motor e caixa de velocidades no seu interior. Já a cabine para controlo do veículo ficava na traseira e vinha equipado com um atrelado que ajudava na sua mudança de direcção, com um ponto central rotativo. O motor era um Hercules de seis cilindros, que desenvolvia 90cv.

Presente neste artigo está um Monarch Sno-Motor de 1938, que se pensa que será o único sobrevivente deste modelo. Foi adquirido para ser utilizado na construção do Mt Hood Ski Lodge e, após este estar concluído, foi utilizado para transportar os esquiadores. Foi submetido a um restauro total, elaborado por George Schaaf e a sua equipa, e encontra-se em perfeitas condições de circulação.

No passado dia 1 de Outubro foi levado a leilão pela Mecum, através de um evento para leiloar a colecção do Museu de George Schaaf, sendo vendido por 101.850 dólares, pouco mais de 104 mil euros.