Tem autonomia para 40 minutos de condução a vários metros do solo, mas o que pode assustar mais é o preço. Acima de meio milhão de euros…

 

O céu é a próxima paragem para de fabricantes e empresas na área mobilidade. Depois do automóvel autónomo, o desafio é levar carros e motos a sobrevoar as cidades para fugir aos engarrafamentos de trânsito.

No Japão, a ALI Technologies está na linha da frente, com o seu radical XTurismo, o transporte individual que se conduz como uma moto, mas a vários metros do solo.

O veículo que tem a configuração inspirada num drone de passageiros, com autonomia para 40 minutos de voo, podendo atingir velocidades até 100 km/h, já está disponível para encomenda, e com produção limitada a apenas 200 unidades, por preço a rondar os 680 mil dólares, 588 mil euros.

O XTurismo mede 3,7 metros de comprimento, menos de 2,4 metros em largura e utiliza até sete motores elétricos para fazer girar as hélices instaladas nas extremidades da carroçaria. De acordo com o fabricante, o peso total do conjunto não ultrapassa os 300 kg, estando a lotação está limitada a um ocupante, com menos de 100 kg…

A marca divulgou as imagens do mais recente teste dinâmico em circuito com o primeiro protótipo funcional da moto do futuro, com arranque da comercialização previsto para o segundo semestre de 2022.