MotoGP da Austrália: Vitória de Marc Marquez de forma impressionante

23/10/2024

Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP) saiu vitorioso do Qatar Airways Australian Motorcycle Grand Prix depois de um impressionante duelo em Down Under. O piloto #93 conquistou a terceira vitória da época no Grande Prémio depois de uma corrida fenomenal do oito vezes Campeão do Mundo, que foi ao fundo quando foi preciso e travou um duelo com o líder do título Jorge Martin (Prima Pramac Racing).

 

O piloto #89 cruzou a linha de meta em segundo lugar no domingo, no que pode ser um dia importante na corrida pelo título, com o espanhol a aumentar a sua vantagem no Campeonato para 20 pontos depois de derrotar o rival Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team). O italiano cruzou a linha de meta em terceiro, incapaz de igualar o ritmo dos líderes e levando para casa mais 16 pontos.

Assim que iniciou a corrida, Martin tem uma saída incrível, convertendo a pole position numa margem confortável no final da primeira volta. O #89 ficou à frente de Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team), que teve de cumprir uma penalização de Longa Volta nas primeiras voltas.

No entanto, as más notícias vieram de Marquez, depois de um rasgão ter feito com que a sua moto saísse fora da pista, caindo na classificação. O oito vezes Campeão do Mundo começou a ganhar posições de imediato, abrindo caminho para os cinco primeiros antes de entrar na luta pelo pódio depois de uma corajosa manobra sobre Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) na volta 5.

Bezzecchi cumpriu a sua Longa Volta na Volta 4, caindo para sétimo, antes de tudo se desenrolar uma volta mais tarde, quando o #72 se despistou na Curva 4. Foi um erro crítico do italiano, acabando com as esperanças de marcar pontos sólidos no domingo.
A liderança de Martin começou a diminuir, com Bagnaia e Marc Marquez a recuperarem tempo em cada sector. O #89 ficou fora da curva 1 na volta 12, permitindo que Bagnaia fizesse a sua primeira tentativa de passar o atual líder do Campeonato. Martin respondeu uma curva depois, deixando Bagnaia em terceiro, com uma batalha a três.

Mais atrás, Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) continuou a recuperar terreno depois de uma qualificação difícil, lutando com Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) pelo último lugar entre os cinco primeiros. A “Besta” continuou a recuperar tempo, lançando uma manobra sobre Morbidelli na Volta 20 para entrar em P4.

Bagnaia começou a cair para trás, perdendo terreno para Martin, que continuava a lutar contra Marc Marquez. A tensão estava a aumentar, com o oito vezes Campeão do Mundo a lançar um ataque na Volta 24, assumindo a liderança pela primeira vez na saída da Curva 4. A batalha inflamou-se, com Martin a responder – usando o slipstream para lutar na Curva 1.

Marc Marquez ainda não tinha terminado, voltando à primeira posição na Curva 4 com uma manobra firme que provou ser crucial. Foi um final de grande sucesso para o Grande Prémio da Austrália, com Martin a mostrar uma roda dianteira na Curva 2 – incapaz de fazer a manobra.

Na última volta, Marc Marquez manteve-se firme, assegurando a vitória em Phillip Island depois de uma luta de cortar a respiração com Martin. O #89 cruzou a linha de meta 0,997s atrás, aumentando de forma crucial a sua vantagem no título para Bagnaia, com o #1 a conseguir apenas o terceiro lugar.

A garantir um quarto lugar final esteve o lutador Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team), que lutou corajosamente com Bastianini. ‘The Beast’ conseguiu terminar entre os cinco primeiros, partindo da P10 da grelha num dia positivo, depois de terminar à frente de Morbidelli, que negou a Binder a P6 por 0,016s. O sul-africano foi capaz de terminar em sétimo, terminando como o melhor piloto da Pierer Mobility e batendo Maverick Viñales (Aprilia Racing), com o #12 a conseguir a P8.

Entretanto, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) garantiu mais um notável resultado no Top 10, recebendo a bandeira em nono e terminando à frente de Raul Fernandez (Trackhouse Racing). Mais atrás, Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) marcou pontos em casa depois de ter terminado à frente de Johann Zarco (CASTROL Honda LCR), com o francês a terminarem 12º. Alex Rins (Monster Energy Yamaha MotoGP) e Luca Marini (Repsol Honda Team) fecharam com chave de ouro a 17ª jornada, com Alex Marquez , da Gresini Racing MotoGP, a somar o último ponto depois de ter cumprido uma penalização por volta longa.

Depois de um duelo incrível em Down Under, o MotoGP dirige-se para o Circuito Internacional de Chang, que acolhe a 18ª ronda da temporada do GP da Tailândia.