MotoGP de San Marino: Oliveira na 11ª posição com vitória de Marquez

09/09/2024

Apenas uma semana depois de ter regressado ao degrau mais alto do pódio, Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP) voltou a reinar supremo no Gran Premio Red Bull di San Marino e della Riviera di Rimini.

 

A proeza do piloto #93 em condições difíceis de avaliar estava de volta com um estrondo, Marquez abriu caminho até à frente para as suas primeiras vitórias consecutivas desde 2021.

O Campeão em título Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) manteve-se colado a Marquez durante grande parte da corrida, antes de se fixar no segundo lugar, uma vez que uma grande reviravolta ofereceu uma oportunidade para ganhos importantes no Campeonato: Jorge Martin (Prima Pramac Racing) arriscou a ir para as boxes, mas não valeu a pena. Ele regressou com uma volta a menos depois de ter sido forçado a trocar uma segunda vez, ficando com um ponto para o P15.

Por fim, Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) ficou com o último lugar na tribuna, mantendo o seu recorde de 100% de tribunas de MotoGP em Misano e ganhando terreno a Martin na classificação.

Miguel Oliveira, piloto português da Trackhouse, recorreu este domingo às redes sociais para reagir ao 11.º lugar com que terminou o GP de San Marino de MotoGP.

“No arranque tive pouca aderência para ultrapassar, depois a chuva veio complicar muito a situação. Mantive-me calmo e acabei numa ilha sem referência à frente e com muito avanço para quem seguia atrás”, começou por escrever, para depois fazer referência aos pontos conquistados e apontar ao trabalho.

“Cinco pontos e muito trabalho pela frente para voltarmos a ser competitivos em Misano 2”, concluiu Miguel Oliveira, que durante a semana foi oficializado como piloto da Prima Pramac Yamaha a partir de 2025.

Houve drama antes da partida, com manchas de chuva e tensão no ar. As bandeiras brancas agitaram-se, permitindo que os pilotos trocassem de motos, e o palco estava montado para um emocionante GP de San Marino. Quando as luzes se apagaram, Bagnaia assegurou o holeshot, desta vez segurando Martin, com o #89 a conseguir um bom arranque, mas desta vez também teve de despachar o colega de equipa e titular da primeira linha Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) em terceiro.

Os dois estavam juntos na liderança e Martin tentou uma manobra de divebomb na Curva 2, forçado a ceder e evitando o contacto com Bagnaia, mas houve algum contacto mais atrás no rescaldo, com Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) a tentar uma manobra sobre Morbidelli, mas a colidir com o italiano. O #31 perdeu uma asa móvel, mas acabou por conseguir passar na Curva 8, antes de a perder novamente ao passar por cima na Curva 10. Infelizmente, a corrida do estreante sofreu uma reviravolta quando ele caiu pouco tempo depois, com a chuva a começar a aumentar, e Morbidelli foi o próximo a deslizar para fora. Os pilotos estão bem.

Como a chuva começou a ter um efeito visível no ritmo, havia decisões a serem tomadas. E na frente, Martin estava agora de volta ao escape de Bagnaia na liderança, com Marc Marquez a fazer grandes progressos no grupo e Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) também. A caminho da entrada nas boxes na próxima ronda, houve um piloto que decidiu sair do grupo: Martin.

Quando ele entrou, Bagnaia liderou Marquez na frente, mas não por muito tempo. No final da 8ª volta, o #93 estava na liderança e Miller também estava no encalço de Bagnaia, com Martin na P15 depois de ter regressado. Mas a chuva não piorou, permitindo que Marquez e Bagnaia se afastassem quando Martin se apercebeu que teria de ir às boxes novamente.

Reaparecendo com uma volta a menos, mas logo atrás dos líderes, o objetivo de Bagnaia para fazer ganhos no Campeonato estava agora em aberto. Aqueles que apostaram – Martin, Raul Fernandez (Trackhouse Racing), Acosta depois de ter regressado, Alex Rins (Monster Energy Yamaha MotoGP Team) e Aleix Espargaro e Maverick Viñales , da Aprilia Racing, voltaram a fazer a paragem, todos fora da luta pelos pontos.

Entretanto, a chuva tinha parado, mas a diferença na frente estava a aumentar. Depois de se manter estável com Bagnaia no seu encalço, o #93 começou a afastar-se na liderança. Bastianini também estava a entrar rapidamente na luta pelo pódio, ultrapassando Miller para assumir o terceiro lugar, e Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) foi o próximo a entrar em cena, ao chegar ao quarto lugar à medida que as condições melhoravam, mas como Bagnaia não conseguia fazer incursões sobre Marquez, nem Bastianini nem Binder conseguiam colmatar as respectivas diferenças.

Marquez manteve a posição vertical em grande estilo para conquistar a primeira vitória consecutiva em 2021, colocando o seu nome mais firmemente no chapéu do Campeonato e no território da Gresini. O segundo lugar de Bagnaia, no entanto, representou uma impressionante oscilação de 19 pontos no Campeonato, uma vez que a aposta de Martin saiu pela culatra – e o atual Campeão ficou suficientemente satisfeito com isso para um dia de trabalho duro sob pressão.

Atrás de Bastianini e Binder em terceiro e quarto, um duelo até ao final decidiu o quinto lugar. Depois de uma partida mais difícil da primeira linha, Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) estava a recuperar e a aproximar-se de Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP) à medida que as voltas iam passando, colando a máquina VR46 à roda traseira da frente. A manobra veio sob a forma de um mergulho por dentro na Curva 14, e Bezzecchi conseguiu manter a posição e aguentar o contra-ataque para completar os cinco primeiros.

Entretanto, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP Team) concluiu um fim de semana impressionante, com o #20 a igualar os seus melhores resultados e os da Yamaha de 2024 até ao momento, enquanto trabalham para voltar à frente. O francês duelou com Miller até à bandeirada nas últimas etapas, cortando na Curva 8 para chegar a P7. Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) e o wildcard da Red Bull KTM Factory Racing, Pol Espargaro, completaram o Top 10, com Martin a conquistar o único ponto em P15.

Depois do incrível fim de semana de reviravoltas no Campeonato, a luta pelo topo do desporto mais excitante do mundo está de novo apertada. As corridas regressam ao icónico Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli dentro de duas semanas, no Grande Prémio de Emilia-Romagna.